sexta-feira, julho 12, 2024

Eureciclo e Agropalma firmam parceria para reciclagem de resíduos pós-consumo

Compartilhar

A marca Doratta, fritura profissional elaborada a partir do óleo de palma da Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, anuncia uma parceria com a Eureciclo, a maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil, com o objetivo de promover a reciclagem de resíduos pós-consumo, consolidando o compromisso de ambas as empresas com o meio ambiente e a responsabilidade social.

“A parceria entre Doratta e Eureciclo vai ao encontro do nosso compromisso com a sustentabilidade e reforça os esforços para atender aos mais altos padrões de preservação ambiental, responsabilidade social e governança, além de fomentar a cultura da economia circular”, explica André Gasparini, diretor Comercial, de Marketing e P&D da Agropalma. “Doratta é um produto premium e esse tipo de iniciativa vem ao encontro do seu posicionamento diferenciado no mercado.”

A Doratta possui o Certificado de Reciclagem da Eureciclo desde 2023. A parceria entre as duas organizações implica no direcionamento de um percentual do volume das embalagens de Doratta para processos de logística reversa, contribuindo significativamente para a redução do desperdício e o aumento da reciclagem no Brasil. Os esforços de ambas as empresas são detalhados no relatório de sustentabilidade publicado anualmente e disponível em seus respectivos sites.

A parceria entre Doratta e Eureciclo reafirma um movimento crescente no país que faz com que empresas de diferentes segmentos busquem alternativas para tornarem seus processos de produção cada vez mais sustentáveis, reduzindo, assim, o impacto do desenvolvimento industrial no meio ambiente.

De acordo com Gasparini, o investimento da Agropalma tem um impacto positivo em toda a cadeia sustentável por meio da reciclagem de materiais equivalentes aos que a empresa utiliza em suas embalagens. “Isso significa que estamos pensando, no presente, em iniciativas que irão impactar o nosso futuro”, afirma.

No Brasil, o hábito da reciclagem e da coleta seletiva ainda não é algo enraizado na cultura da população. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, produzido pela Abrelpe, apenas 2% das mais de 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos são recicladas. O estudo mostra que somente as regiões sul e sudeste do país contam com coleta seletiva e ações de reciclagem em mais de 90% dos seus municípios.

Certificado de Reciclagem

A nova embalagem de Doratta trará estampado o @seloeureciclo. O Certificado de Reciclagem da Eureciclo é um instrumento muito importante para empresas comprometidas com a logística reversa de embalagens pós-consumo. Trata-se de um documento que não apenas comprova o investimento realizado em cooperativas e operadores de reciclagem, como também facilita a negociação e a compra de materiais recicláveis, fortalecendo a sustentabilidade em toda a cadeia de valor.

Com mais de 328 pontos centrais de triagem homologados em 26 estados e no Distrito Federal, a Eureciclo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cadeia de reciclagem nacional. Sua atuação conecta cooperativas, operadores e recicladores, facilitando a logística reversa de embalagens e promovendo uma economia circular eficiente.

“A sustentabilidade faz parte do DNA da Agropalma. Ao unirmos forças com a Eureciclo reafirmamos nossos valores e compromisso em sermos agentes da mudança. Estamos preparados para continuar liderando o caminho rumo a um agronegócio cada vez mais sustentável e responsável”, diz Gasparini.

Leia Mais

Outras Notícias