sábado, julho 13, 2024

Para democratizar o acesso à tecnologia, iFood e Rocketseat firmam parceria em campanha de doações para maratona

Compartilhar

A Maratona Tech, jornada de aprendizagem promovida pela Associação Cactus e pelo Movimento Tech 2030, ganha reforços por meio das doações realizadas pela Rocketseat, despertando milhares de jovens para o mundo da tecnologia, durante 01 a 15 de julho.

De acordo com uma pesquisa da Revelo, mais de 80% dos cargos no mercado de tecnologia são ocupados por homens. Pensando nisso, a campanha atrela a sua visibilidade às iniciativas referentes aos Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, 25 de julho, o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial em 21 de março, e destaca a transformação na vida de mulheres e meninas por meio da tecnologia.

Incluindo o recorte racial e indo na contramão do mercado, a presença feminina no setor de inovação ganhou protagonismo no projeto: em 2023, nas inscrições para a Maratona Tech, 50,4% dos professores se declararam pretos ou pardos e 56,7% do público é composto por mulheres. No recorte de medalhistas, contemplando níveis e medalhas, metade deste pódio foi ocupado por elas.

Os consumidores do iFood podem participar entre 01 a 15 de julho de 2024. No aplicativo, as doações podem ser realizadas na finalização de cada pedido, ao aguardar a evolução da entrega ou diretamente na área de doações, sem a necessidade de realizar qualquer compra. O processo é simples e seguro, basta escolher um dos valores sugeridos e concluir a doação.

“A doação nos ajuda a ter um alcance maior, com mais pessoas participando ativamente e nos dá visibilidade para a causa. Além disso, é neste momento que nos dedicamos para promover novas perspectivas por meio da educação para os estudantes”, conta o Presidente do Conselho da Cactus, Victor Hill.

A cada R$1 doado via aplicativo do iFood, a escola de programação vai doar a mesma quantia, com o limite de R$100.000. Com o valor arrecadado, mais alunos conquistam a oportunidade de participar da maratona, que tem como objetivo o combate à desigualdade e promoção do acesso à tecnologia de forma ampla. Em 2023, 187 mil alunos foram impactados e 4 mil professores participaram.

“O Movtech tem a educação em sua essência, sendo o fio condutor para que o talento encontre oportunidade, sem deixar ninguém para trás. Enquanto coalizão formada por mais de 30 organizações, nos engajamos e convidamos sociedade civil a apoiar essa iniciativa tão importante para que estudantes e professores de escolas públicas possam sonhar e realizar através da tecnologia”, reforça Mariana Lopes, Gerente Executiva do Movimento Tech 2030.

“O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia que tem como missão Alimentar o Futuro do Mundo. E o futuro a gente alimenta com comida, mas também com educação. Estamos juntos mais uma vez  nesta iniciativa para reforçar o nosso compromisso com a transformação social por meio da educação e da tecnologia, pilares essenciais da nossa realidade e que queremos que cada vez mais pessoas tenham acesso”, diz a diretora de Educação do iFood, Renata Citron. A empresa é uma das mantenedoras do Movimento Tech, reforçando sua atuação contínua para impactar a mobilidade social por meio da educação.

“Seguindo o propósito de democratizar a tecnologia por meio da educação, a Rocketseat tem ampliado sua atuação para além do mercado profissional, investindo em iniciativas e parcerias que alcançam públicos cada vez mais jovens, e ampliando o acesso à formação neste mercado tão promissor”, destaca a CEO da edtech, Isabela Castilho.

Maratona Tech

Promovido pela Associação Cactus, organização não governamental dedicada à educação, em parceria com o Movimento Tech 2030, coalizão de organizações que trabalha para promover a inclusão de pessoas de baixa renda e sub-representadas no setor de tecnologia, a Maratona Tech é um projeto criado em 2022 que visa despertar o interesse de estudantes de todo o país. Os vencedores da competição são premiados com medalhas, notebooks, cursos e viagens para imersão tecnológica em grandes empresas brasileiras. 

Leia Mais

Outras Notícias