sexta-feira, julho 12, 2024

Gerdau é a empresa líder em reputação no Ranking Merco Responsabilidade ESG

Compartilhar

A Gerdau é a empresa líder setorial e única produtora de aço entre as 100 empresas mais bem posicionadas na 10ª edição do Ranking Merco Responsabilidade ESG, subindo 20 posições para ocupar a 33ª colocação geral. A companhia também lidera o ranking, que destaca as organizações com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, na categoria “mineração, siderurgia e metalurgia”.

Além disso, a Gerdau teve seu desempenho destacado pela Merco nos rankings de atuação em cada pilar de sustentabilidade, ocupando a 27ª posição em ambiental, a 37ª em social e a 29ª em governança.

De acordo com Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, o reconhecimento é o resultado do compromisso da empresa em ser parte das soluções aos desafios da sociedade. “Divido esse reconhecimento com os mais de 30 mil colaboradores e colaboradoras da Gerdau, que atuam diariamente para construir um futuro ainda mais sustentável e impactar positivamente as regiões em que estamos presentes. Seguimos comprometidos em compartilhar valor com todos os nossos stakeholders.”

A companhia transforma, por ano, mais de 11 milhões de toneladas de sucata metálica em novos produtos de aço. Cerca de 71% do aço produzido nas usinas da companhia tem como matéria-prima a sucata, e a cada tonelada produzida com ela equivale a deixar de emitir 1,5 toneladas de gases de efeito estufa.

Em função de uma matriz de produção sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.

Além do impacto ambiental, a reciclagem de sucata afeta positivamente mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, sendo uma importante fonte de renda e geração de empregos. Este setor não apenas contribui para a redução de resíduos e a preservação dos recursos naturais, mas também desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do país, proporcionando oportunidades de trabalho e melhorando a qualidade de vida de muitas famílias.

O reconhecimento, reflete, também, a atuação social da Gerdau, destacando-se com o maior programa social de sua história, o “Reforma que Transforma”, que tem o compromisso de reformar mais de 13 mil casas vulneráveis no Brasil, contribuindo significativamente para mudar o panorama da habitação no país. Até o momento, mais de 4 mil pessoas já foram beneficiadas.

Além disso, a ambição da Gerdau é se destacar como uma das empresas mais inclusivas dentro do segmento industrial. Suas ações em relação à diversidade, equidade e inclusão refletem o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro e, também, os princípios de “fazer o certo”, com a ética e o respeito sendo elementos fundamentais em todas as atividades, e “criar um ambiente diverso e inclusivo”, com oportunidades para todas as pessoas. Neste sentido, a companhia possui o compromisso de ter 30% de mulheres e pessoas negras em posições de liderança em 2025.

A pesquisa de campo do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil ocorre anualmente entre julho e dezembro. Assim como anteriormente, apresenta as 100 melhores empresas em um cenário geral de responsabilidade ESG, além das empresas que se destacam nas práticas de cada um de seus pilares, resultando em mais três rankings de acordo com as siglas (em inglês) Environmental (E), Social (S) e Governance (G). A metodologia de análise engloba 14 diferentes fontes de informação, consolidadas em 3.874 entrevistas.

Leia Mais

Outras Notícias