sábado, julho 13, 2024

Dunlop Pneus reduz emissões de CO2 e aumenta reuso de água

Compartilhar

Em um mundo cada vez mais consciente da urgência das questões ambientais, a Dunlop Pneus assume um papel de liderança na busca por soluções sustentáveis. Com resultados expressivos na redução de emissões de CO2 e no reuso de água, a empresa demonstra que é possível aliar inovação, eficiência e responsabilidade ambiental na indústria de pneus.

Junho, o mês dedicado ao meio ambiente, chega ao fim e a Dunlop Pneus aproveita a ocasião para apresentar os resultados dos indicadores ambientais de 2023 na comparação com os dados de 2022. Esses resultados demonstram o impacto positivo das ações da empresa no meio ambiente e na sociedade.

Em relação aos resíduos sólidos, a Dunlop manteve a marca de zero resíduos enviados para aterro, um indicador que já havia sido alcançado em 2022 e se manteve estável em 2023, refletindo o compromisso contínuo da empresa com a gestão sustentável de resíduos.

Quando se trata do reuso de água, houve um progresso significativo. Em 2022, a Dunlop tratou e reutilizou 13% da água residual industrial, o que correspondia a 4.975 metros cúbicos. Em 2023, esse percentual aumentou para 36%, resultando no reuso de 8.470 metros cúbicos de água, demonstrando, assim, um avanço substancial nas práticas de gestão hídrica da empresa.

A Dunlop também implementou projetos focados na redução da emissão de CO2. Entre as iniciativas destacam-se a melhoria no reaproveitamento de vapor no processo de Vulcanização, que resulta em uma redução de 82 toneladas de CO2 por ano.

A melhoria no isolamento térmico das vulcanizadoras, com a aplicação de mantas no corpo do equipamento, reduz 5,6 toneladas de CO2 por equipamento anualmente. Além disso, a implementação também do retrofit do sistema central de ar-condicionado, substituindo o gás refrigerante por um menos agressivo ao meio ambiente, gera uma redução aproximada de 73 toneladas de CO2 por ano.

Com um olhar para ações ambientais e em celebração ao mês do meio ambiente, a Dunlop Pneus promoveu diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e conscientização ambiental. Uma das atividades mais inovadoras deste ano foi a parceria com uma empresa de realidade virtual, proporcionando aos colaboradores da Dunlop a oportunidade de participar de um labirinto virtual utilizando óculos especiais respondendo perguntas sobre sustentabilidade e meio ambiente. Outra iniciativa importante foi o plantio de árvores por parte dos colaboradores, reforçando o compromisso da empresa com a conservação ambiental.

Estas ações estão alinhadas com a meta global da Sumitomo Rubber Industries, detentora da marca no Brasil, de alcançar zero emissões de carbono até 2050.

“Os resultados e as iniciativas da Dunlop Pneus reafirmam seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, destacando a importância dessas ações para a construção de um futuro mais sustentável”, diz Kassielle de Souza Barichello, Gerente de Health, Safety & Environment da Sumitomo Rubber do Brasil. “Convidamos todos a se juntarem a nós nessa jornada, pois cada pequena ação conta para criar um impacto positivo no planeta.”

A Dunlop Pneus, como membro da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), também contribui significativamente para a preservação do meio ambiente através da Reciclanip, uma das maiores iniciativas de logística reversa do país. Entre 2001 e 2022, a Reciclanip recolheu e destinou corretamente mais de 5,9 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a impressionantes 1,1 bilhão de pneus de passeio

Leia Mais

Outras Notícias