sexta-feira, julho 12, 2024

São Bernardo do Campo recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo para reciclagem

Compartilhar

A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), em parceria com a realiza pela segunda vez neste ano um drive-thru sustentável para arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. O objetivo desta ação é viabilizar o descarte adequado dos equipamentos e conscientizar os consumidores sobre os impactos no meio ambiente e na saúde pública. A campanha ocorre no sábado, dia 29/06, das 10h às 17h, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo.

O descarte dos resíduos será realizado no formato drive-thru, permitindo que os moradores depositem os itens sem precisar sair dos veículos. Durante o evento, será possível descartar eletroeletrônicos inutilizados, como computadores, impressoras, cabos, telefones, carregadores, além de eletrodomésticos como fogões, geladeiras, máquinas de lavar e outros. 

Na campanha, realizada em abril, foram arrecadadas mais de 3 toneladas de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para reciclagem.

“Contar com o apoio das prefeituras é essencial para avançarmos na conscientização e no descarte correto dos equipamentos em fase final de vida útil. Pela segunda vez este ano, temos a oportunidade de realizar esse trabalho em São Bernardo do Campo, reforçando a importância dessa iniciativa. Queremos que o descarte ambientalmente adequado se torne um hábito para os consumidores, possibilitando, assim, avanços significativos no setor”, destaca Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE.

Para a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, Dra. Regina Célia Damasceno, a eficiência da ação demonstra o interesse da população em colaborar para a proteção do meio ambiente e a prevenção aos impactos associados ao descarte inadequado destes equipamentos. “É um trabalho de conscientização. Após um enorme sucesso da primeira edição, este novo evento de coleta de resíduos eletroeletrônicos em sistema drive-thru visa consolidar as boas práticas na destinação desse tipo de material e estimular a logística reversa no município.”

Para aqueles que não puderem participar da ação, é possível descartar os equipamentos nos pontos de recebimento permanentes da ABREE. Atualmente, a entidade gestora possui uma rede com mais de 3,5 mil pontos de recebimento em mais de 1,3 mil municípios. O Estado de São Paulo, por exemplo, conta com mais de 1000 pontos de recebimento.

No site da associação, é possível encontrar o ponto de recebimento mais próximos ao realizar uma busca utilizando o CEP residencial e ter acesso a uma lista completa de quais produtos podem ser descartados.

Para obter mais informações, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento  

Leia Mais

Outras Notícias