sexta-feira, julho 12, 2024

Reciclus estabelece parcerias para reciclagem de lâmpadas fluorescentes

Compartilhar

A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – desempenha um papel fundamental na gestão de logística reversa de lâmpadas fluorescentes contendo mercúrio no Brasil. Para viabilizar este processo, a entidade gestora atua com recicladoras e transportadoras especializadas e homologadas, como as empresas Cicloteo e Qualitec. Desde 2017, a Reciclus, junto com essas empresas, já reciclou mais de 3 milhões de lâmpadas.

“Atuar com recicladoras e transportadoras homologadas é essencial para a reciclagem segura e eficiente de lâmpadas fluorescentes. Trata-se de um processo que exige grande dedicação. Portanto, é fundamental contar com empresas responsáveis, como a Cicloteo e a Qualitec, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país” explica Natalia Fochi, Gerente de Sustentabilidade e Logística da Reciclus.

A Cicloteo é uma empresa baiana com mais de 10 anos de expertise na coleta e destinação ambientalmente responsável de lâmpadas e resíduos sólidos. Para Oseias Teodoro, Sócio Fundador da Cicloteo, a parceria é motivo de orgulho. “A oportunidade de colaborar com a reciclagem de lâmpadas é extremamente importante. A parceria com a Reciclus tem fortalecido nossa atuação, permitindo avanços significativos. Esse trabalho traz inúmeros benefícios, tanto ambientais quanto para a saúde da população, além de impactar positivamente nossa empresa. Com o crescimento da demanda nos últimos dois anos, dobramos a nossa equipe, o que gerou novas oportunidades de emprego na região.”

A Qualitec Soluções Ambientais, localizada em Maceió, é especializada em gestão ambiental e sustentabilidade. Fundada por Alfredo Guilherme, a empresa atua com transporte e armazenamento temporário para a Reciclus, e foi a primeira do Nordeste a obter licenciamento ambiental para a coleta e destinação final de lâmpadas fluorescentes. “Esse pioneirismo foi possível graças à parceria com a Reciclus, que forneceu o suporte necessário para o funcionamento eficaz do sistema. Ao longo desses anos, essa colaboração gerou empregos e renda na região. Além disso, a iniciativa reduz os impactos negativos no meio ambiente e na saúde pública.”

Natalia Fochi destaca que um dos objetivos é ampliar o acesso da população à destinação ambientalmente correta de lâmpadas fluorescentes, promovendo, simultaneamente, a educação ambiental.

Geração de emprego

Oseias Teodoro destaca que, com o aumento da demanda em mais localidades devido à parceria com a Reciclus, será necessário expandir a equipe em 25%, criando mais oportunidades de emprego. Já Alfredo Guilherme comenta que almeja esse crescimento para uma maior abrangência na região e que esse trabalho deve ser desenvolvido junto com o fortalecimento da conscientização da população.

Atualmente, na operação da Reciclus, a Cicloteo atua nos estados da Bahia e Sergipe. Já a Qualitec está presente em Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Piauí, Pará, Amazonas e Rio Grande do Norte.

Descubra onde descartar as lâmpadas fluorescentes 

Como entidade gestora, cabe à Reciclus a operacionalização da coleta segura, transporte e destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 40,9 milhões de lâmpadas fluorescentes por meio de mais de 3,8 mil pontos de entrega disponibilizados para a população. 

Para saber o local mais próximo, acesse www.reciclus.org.br, clique em “Onde Descartar” e faça uma busca com o seu CEP. 

Leia Mais

Outras Notícias