sábado, julho 13, 2024

Banco BV fecha AOC Sustentável para empresa do agronegócio brasileiro

Compartilhar

O Banco BV, umas das maiores instituições financeiras do país, fechou recentemente o primeiro Adiantamento de Operações de Câmbio (AOC) Sustentável no valor de U$ 10 milhões com a Caramuru Alimentos. A empresa utilizará os recursos do AOC Verde em compras de soja, milho e girassol, alinhados com a sua Política de Sustentabilidade, descrita em seu Framework para Finanças Verdes.

O AOC permite que a empresa receba antecipadamente uma parte do valor a ser exportado, melhorando o fluxo de caixa antes mesmo da realização da efetiva exportação. Dentro da política de hedge de balanço da Caramuru Alimentos, esse instrumento também pode ser utilizado como proteção contra variações cambiais, ou seja, como instrumento de hedge, visando equalizar os ativos e passivos em dólar da empresa.

“Nesta operação, o banco BV conseguiu oferecer para a Caramuru custos mais competitivos, com a antecipação dos recursos de sua exportação. Assim, focados em nossa agenda ESG, apoiamos mais um projeto com metas ambientais, sociais e climáticas”, explica Rogerio Monori, diretor executivo de Atacado do Banco BV.

Dessa forma, ao optar por realizar o seu primeiro AOC Sustentável com o Banco BV, a Caramuru segue seu programa de Sustentabilidade, em que adequa o uso de recursos para manter a originação de matéria-prima de produtores rurais que cultivam grãos de maneira sustentável e para contratar serviços de transporte com baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE) para transporte das mercadorias e investimentos (capex) em modais com baixa emissão de GEE.

“Temos um relacionamento longínquo com o BV, de mais de 20 anos. E, ao firmar o AOC, garantimos a adequação do uso dos recursos para pilares importantes, como a compra de soja destinada à produção de biocombustível ou a de milho e girassol com fornecedores que tenham o Selo Sustentar, nosso atestado de sustentabilidade da produção”, diz Júlio César da Costa, diretor-presidente da Caramuru Alimentos.

Esta operação ainda traz uma série de benefícios significativos tanto para a companhia quanto para a sociedade, pois além de fortalecer a economia local também contribui para o desenvolvimento social dessas comunidades, gerando empregos e renda.

Leia Mais

Outras Notícias