sábado, julho 13, 2024

Philip Morris Brasil é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem

Compartilhar

A Philip Morris Brasil (PMB) foi nomeada pela Human Rights Campaign como uma das Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem. A empresa obteve nota 100, avaliação máxima na 3ª edição da pesquisa HRC Equidade BR, divulgada nesta quarta-feira, 19 de junho. Essa é a segunda vez que a PMB é reconhecida pela premiação. O levantamento, feito no Brasil em parceria com o Instituto +Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, analisa as práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ nas empresas.

O levantamento avalia critérios como políticas e benefícios inclusivos, apoio à cultura inclusiva, esforços de treinamento interno e compromisso público com direitos LGBTI+. Uma das iniciativas que a HRC Equidade BR levou em conta na avaliação é a existência de grupo de afinidades na organização. A PMB criou o grupo de diversidade LGBTI+ em 2017, o Stripes, conduzido por colaboradores com apoio da alta liderança, que trabalha na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso, justo e seguro. Entre as iniciativas do grupo está a formalização da política global para Pessoas Transgêneras e em Transição de Gênero. A empresa tem convênio com o portal TransEmpregos, para divulgar suas vagas para pessoas trans, que podem também se inscrever no banco de talentos da PMB.

Na PMB, as uniões homoafetivas são consideradas nas políticas de benefícios da empresa para todos os fins, garantindo aos colaboradores LGBTI+ direitos como o auxílio-creche, licença casamento e licença parental. Desde 2018, a companhia integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e foi reconhecida com o Selo Municipal de Cidadania e Diversidade da Prefeitura de São Paulo por duas vezes.

A empresa promove ações educativas para combater a discriminação e ajudar a desenvolver habilidades para inclusão dos colaboradores LGBTQIA+. A área interna de Compliance da empresa também conta com uma linha externa 0800, disponível 24 horas por dia, para denúncias e investigação de todas as condutas consideradas impróprias.

A PMB também conta com o Programa de Apoio para dar suporte a colaboradores e dependentes na resolução de problemas pessoais e de trabalho. O programa também atende temas LGBTI+, como orientação para o processo de adoção, planejamento familiar e aconselhamento psicológico e social em transição de gênero.

Em 2022, a empresa realizou seu primeiro censo demográfico de inclusão e diversidade. Os resultados do levantamento são fundamentais para traçar as melhores iniciativas e planos de ação para a inclusão e equidade de todos independentemente de gênero, raça, orientação sexual, identidade de gênero, condição física ou deficiência, entre outras características.

Pilares de diversidade e inclusão

A PMB busca promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde cada indivíduo possa desenvolver seu potencial, contribuir com suas habilidades únicas e se sentir parte da equipe. A empresa acredita que a diversidade de pensamentos, experiências e perspectivas enriquece o ambiente de trabalho e impulsiona a inovação, fortalecendo assim a capacidade de enfrentar desafios de maneira mais abrangente.

Com esse pensamento, a PMB estruturou o programa de Diversidade e Inclusão em quatro pilares essenciais:

  • Comprometimento da liderança: Os líderes da empresa têm responsabilidade por impulsionar a estratégia de diversidade e inclusão, garantindo que esses princípios sejam prioritários em todos os níveis da organização.
  • Engajamento externo: A empresa compartilha suas práticas e influencia a cadeia de valor para promover a evolução dos princípios de diversidade e inclusão em toda a indústria.
  • Talento diversificado: A empresa busca refletir a diversidade de sua base de consumidores em sua força de trabalho, garantindo representatividade, gerando valor para o negócio e proporcionando oportunidades justas para todos os colaboradores.
  • Ambiente de trabalho inclusivo: A empresa cria uma cultura de pertencimento, na qual o conflito de ideias é valorizado e direcionado para obter os melhores resultados. O objetivo é promover um ambiente em que todos os colaboradores se sintam respeitados, valorizados e encorajados a contribuir plenamente, independentemente de suas diferenças.

Parada e Carnaval

Com esse compromisso, a PMB apoia iniciativas que promovem e celebram a diversidade. Pelo sétimo ano consecutivo, a companhia apoiou neste ano a realização da Parada do Orgulho LGBT+, em São Paulo. A PMB fez o patrocínio institucional da Feira da Diversidade, com três painéis sobre políticas públicas, empregabilidade e racismo estrutural.

A companhia apoiou neste ano o Bloco do Ezatamentchy no Carnaval de rua de São Paulo. Com a ação, a empresa, que apoia a Parada LGBTQIA+, reforça o seu compromisso com a diversidade ao participar dos maiores eventos do país. O Bloco do Eztamentchy estreou em 2023 e tem como objetivo devolver às artistas travestis e transexuais o protagonismo que elas tiveram, têm e sempre terão no Carnaval.

Desde 2018, a companhia integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e foi reconhecida com o Selo Municipal de Cidadania e Diversidade da Prefeitura de São Paulo por duas vezes.

Leia Mais

Outras Notícias