sexta-feira, julho 12, 2024

Senado norte-americano aprova incentivo para projetos de reatores nucleares

Compartilhar

.

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira, 18, um projeto de lei para acelerar a implantação de capacidade de energia nuclear, inclusive acelerando a concessão de licenças e criando novos incentivos para tecnologias avançadas de reatores nucleares.

A expansão da energia nuclear tem um amplo apoio dos partidos Democratas e Republicano, que consideram a descarbonização do setor energético para combater as alterações climáticas e uma forma de garantir um fornecimento confiável de eletricidade e criar empregos.

Uma versão do projeto já foi aprovada na Câmara dos Deputados e agora irá ao presidente Joe Biden para assinatura para se tornar lei. Foi aprovado no Senado por 88 votos a 2.

Um potencial beneficiário dessa legislação é a TerraPower, uma empresa apoiada por Bill Gates, que encontrou dificuldades para obter uma licença crucial para seu projeto de reator de Natrium  com um investimento previsto de US$ 4 bilhões em Wyoming, EUA..

A TerraPower foi fundada por Bill Gates e um grupo de visionários com ideias semelhantes que decidiram que o sector privado precisava de tomar medidas no desenvolvimento de energia nuclear avançada para satisfazer as crescentes necessidades de eletricidade e mitigar as alterações climáticas.

Os reatores avançados e outras aplicações isotópicas são agora possíveis com tecnologia e capacidades computacionais aprimoradas que eram inimagináveis ​​há algumas décadas. Os reatores avançados normalmente usam um líquido de esfriamento diferente da água e operam em pressões mais baixas e temperaturas mais altas

A TerraPower cria tecnologias para fornecer energia livre de carbono e também desenvolvem processos para extrair radioisótopos para uso médico em tratamentos contra o câncer.

Leia Mais

Outras Notícias