sexta-feira, julho 12, 2024

Diversidade em alta: 47,3% das empresas brasileiras aplicam metas de diversidade para a liderança

Compartilhar

A Aon, líder global em serviços profissionais, divulgou recentemente sua Pesquisa de Benefícios 2023, que inclui insights valiosos sobre as práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo brasileiro.

As companhias estão se comprometendo com metas de diversidade para a alta liderança (37,7%) e média liderança (31%). Em termos de treinamento para inserir a diversidade na cultura corporativa, 82,8% já realizam treinamentos para todos os colaboradores, e 81,6% fornecem capacitações específicas para líderes.

No entanto, há áreas que ainda necessitam de desenvolvimento. A Pesquisa de Benefícios 2023 aponta que 56,2% das empresas ainda não possuem programas de formação para grupos minorizados. Entre as que possuem, 28,3% oferecem mentoria, 20,8% desenvolvimento de liderança, 20,5% capacitação para atividades internas e 15,5% cursos de idiomas.

Já ao público LGBTQIA+, os resultados mostram que 12,8% das empresas oferecem apoio na regularização de documentos, 5,2% oferecem subsídios para tratamentos hormonais, 4,9% subsidiam procedimentos cirúrgicos e 2,4% cobrem procedimentos estéticos. Além disso, apenas 1,5% das empresas oferecem subsídio para casais homoafetivos adotarem filhos.

“A diversidade e a inclusão são a força motriz para a inovação e o desenvolvimento sustentável nas empresas. Nosso estudo mostra que ao investir em políticas inclusivas, as organizações não apenas atendem às demandas sociais, mas também colhem benefícios significativos em termos de engajamento e performance.”, afirma Leonardo Coelho, vice-presidente de Health & Talent da Aon no Brasil.

O mês do orgulho LGBTQIA+ reforça a necessidade de se reconhecer os avanços feitos e os desafios que permanecem. “A Aon se une em todo o mundo para celebrar esta causa, através de nossos dos Business Resource Groups (BRGs), grupos voluntários liderados por colaboradores, organizados em torno de dimensões de diversidade. Estes grupos planejam atividades e eventos ao longo de todo o mês, incluindo participações em Paradas do Orgulho ao redor do planeta, webinars informativos, bate-papos e muito mais”, destaca Coelho.

Diversidade e Inclusão no mundo

Já a Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão 2022 da Aon (DEI), o estudo mais recente do tipo, revela que 58% das empresas do mundo todo cobrem a identidade de gênero em suas políticas de DEI. Em termos de terapia hormonal para pessoas trans, a cobertura é de 11%. O apoio à saúde mental, incluindo avaliação e assistência na transição, é oferecido por 41% das organizações.

O estudo de DEI também mostra que empresas com altos níveis de engajamento têm maior probabilidade de implementar políticas abrangentes de diversidade e inclusão. Entre as empresas altamente engajadas, 66% incluem a identidade de gênero em suas políticas de DEI, em comparação com 53% entre as empresas com baixo engajamento.

Leia Mais

Outras Notícias