sexta-feira, julho 12, 2024

Compass UOL apoia Programa +praTi de formação e qualificação de pessoas para o mercado de trabalho em TI

Compartilhar

Impulsionar carreiras em diversas áreas da tecnologia e acelerar a transformação digital em todo o Brasil são objetivos da Compass UOL, uma das seis empresas integrantes do AI/R Group, líder mundial na transformação digital impulsionada pela inteligência artificial (IA).

Há mais de uma década, a Compass UOL investe em formações de jovens talentos por meio de parcerias com instituições do país e do exterior. Além de ter seu próprio programa, o Compass Academy, a empresa é uma das mantenedoras do Programa +praTi, iniciativa que visa construir um mundo melhor a partir da formação e qualificação de pessoas para o mercado de trabalho utilizando a tecnologia da informação (TI) como instrumento para aumento da empregabilidade e renda.

Para isso, a +praTi disponibiliza um portal com conteúdo e formação profissionalizante em TI de forma gratuita, bem como iniciativas para sensibilização das pessoas e da sociedade, e mentorias e oportunidades de emprego vinculadas à tecnologia. Desde 2020, já foram mais de 15 mil bolsas distribuídas e diversos talentos empregados em empresas mantenedoras.

“Este projeto ajuda a mudar o cenário atual, no qual empresas têm diversas vagas abertas, mas não encontram profissionais com a qualificação necessária para preenchê-las”, explica Cristian Cavalheiro, presidente da +praTi. “Com a +praTi, companhias como a Compass UOL podem fazer o apadrinhamento e contar com um banco de dados qualificado.”

Em 2024, serão duas novas turmas, cada uma com 300 alunos. A primeira já está em andamento e a segunda iniciará no segundo trimestre. As aulas ocorrem três vezes por semana com duração de três horas, sendo 240 horas de aulas técnicas, totalizando 400 horas de formação. Além das aulas, os alunos participam de palestras com profissionais do mercado de trabalho e visitas técnicas a empresas da área. Entre esses 600 alunos, os 100 que alcançarem melhor desempenho no curso terão uma vaga de emprego garantida nas companhias parceiras.

Oportunidade no mercado de trabalho

Rosa Lauren de Campos, 64 anos, participou do programa e atua na Compass UOL desde 2021. “Mesmo tendo formação em outra área, sempre adorei TI e fiquei sabendo do programa pela internet, enquanto buscava curso de testes de software. Participar da +praTi foi uma experiência maravilhosa e uma chance de eu estar hoje empregada. Recomendo o programa para outras pessoas, pois é excelente”, diz.

“Fomentar a educação e empoderar pessoas por meio da tecnologia está no DNA da Compass UOL. Por isso, abraçamos todas as oportunidades possíveis para ajudar a formar novos talentos na área de TI”, afirma Luciano Guareschi, CEO da Compass UOL no Brasil. “Temos muito orgulho em apoiar esse programa tão importante desde o seu lançamento, há quatro anos.”

Leia Mais

Outras Notícias