quinta-feira, junho 20, 2024

Grupo Elfa divulga relatório de sustentabilidade e estabelece uso de energia elétrica proveniente de fonte 100% renovável

Compartilhar

O Grupo Elfa, rede que conecta serviços e soluções logísticas para todo o ecossistema de saúde no Brasil, acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2023, com importantes ações nas frentes social e de governança corporativa, além de avanços significativos em meio ambiente. Um dos destaques está relacionado, exatamente, à migração para fontes de energia 100% renováveis até o ano de 2030.

Em 2023, a companhia realizou um estudo para a transição para o mercado livre de energia, iniciando um projeto que contemplará, inicialmente, seis unidades: duas em São Paulo e as demais em Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná. A expectativa é ter 12,5% das unidades naquele mercado entre os anos de 2024 e 2025.

O relatório traz, ainda, informações sobre outras iniciativas de sustentabilidade, como a gestão do consumo de água. “Nós monitoramos o consumo de forma constante, para intervir com agilidade, sempre que necessário. E buscamos a conscientização ativa dos nossos colaboradores. Isso impacta a forma como consumimos esse recurso natural – que é essencial e finito – tanto dentro como fora da empresa”, afirma Fred Lopes, CHRO & CSO do Grupo Elfa.

A gestão de resíduos também é importante para a estratégia ESG da companhia. Como a geração de rejeitos é uma realidade intrínseca à cadeia de distribuição de medicamentos e produtos médico‑hospitalares, é essencial o investimento em ações para mitigar qualquer impacto, a exemplo da contratação de parceiros qualificados e em conformidade com os órgãos de controle ambiental para o tratamento adequado dos resíduos.

Além disso, recentemente, o Grupo Elfa implementou um projeto para adotar embalagens retornáveis em substituição ao isopor no transporte de medicamentos termolábeis.

“As ações e ambições informadas no Relatório de Sustentabilidade refletem o nosso compromisso diário e público de manter uma agenda sustentável ativa e que seja inerente à rotina corporativa. Sabemos que a logística tem seus desafios, mas estamos trabalhando para amenizar os impactos”, completa Lopes.

O relatório consolida as principais informações sobre as atividades em ESG do Grupo Elfa, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, destacando seu modelo de governança corporativa, pautado em sólido programa de compliance que envolve colaboradores, fornecedores e público externo.

Leia Mais

Outras Notícias