quinta-feira, junho 20, 2024

CBA reforça compromisso social com 60 projetos em 2023

Compartilhar

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que atua desde 1955 de maneira integrada na produção do alumínio e é referência mundial em baixo carbono e sustentabilidade, investiu, ao longo de 2023, em 60 projetos sociais, beneficiando mais de 54 mil pessoas em 24 municípios brasileiros. Seguindo sua Estratégia ESG 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a CBA desenvolve iniciativas que constroem legado social a partir dos pilares de Educação, Apoio à Gestão Pública, Dinamismo Econômico, Desenvolvimento Comunitário e Garantia de Direitos.

Os projetos são realizados em parceria com o Instituto Votorantim, organizações sociais, associações, cooperativas e lideranças comunitárias, além dos poderes Executivo e Legislativo. Ao estabelecer canais de diálogo e parcerias com as comunidades, a Empresa fortalece vínculos que trazem benefícios a todos os envolvidos. “O cuidado com as pessoas está em primeiro plano e na raiz do negócio da CBA desde a sua fundação. Nós realmente acreditamos que o alumínio é um agente de transformação e um possibilitador para o desenvolvimento dessas iniciativas também, sendo um dos nossos compromissos. Em 2023, o investimento para essas atividades socioambientais foi de R$ 9,7 milhões, visando avanços econômicos, locais e de pessoas”, declara Leandro Faria, Gerente Geral de Sustentabilidade, Segurança e Meio Ambiente da CBA. 

Entre as iniciativas, está o Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Com 15 anos de existência, o programa contribui para a aceleração da aprendizagem adequada e da redução das desigualdades educacionais entre escolas e estudantes do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. O PVE teve um papel significativo para auxiliar os municípios a superarem um dos principais desafios da educação pública nos últimos anos, que foi minimizar a defasagem de aprendizagem proveniente do isolamento social durante a pandemia de Covid-19. Em 2023, 13 municípios foram contemplados com o programa, envolvendo 145 escolas e impactando um total de 26 mil pessoas.

No âmbito do dinamismo econômico, foi desenvolvido o programa Empreende Mulher, uma mentoria oferecida de maneira totalmente gratuita para empreendedoras, com ênfase em seus negócios e na geração de uma rede de apoio e conexão local entre essas mulheres do município paulista de Alumínio (onde acontece inicialmente a ação). Em 2023, foram cerca de 110 empreendedoras inscritas para as 30 vagas oferecidas pela iniciativa que recebeu a avaliação 100% positiva das participantes. Em sua etapa final, especialistas de mercado e lideranças femininas da CBA participaram da banca avaliadora que selecionou os cinco melhores planos de negócio para receberem capital semente como investimento aos seus empreendimentos e continuarem com as mentorias em 2024. “O projeto contribuiu em todos os aspectos para mim, tanto na parte pessoal, de personalidade, com novas ideias, quanto na gestão como empreendedora mesmo. É ótimo poder ter com quem trocar e aprender”, relata Giselle dos Reis Moreira, uma das participantes.

Outro programa de destaque é o Apoio à Gestão Pública (AGP). A iniciativa visa oferecer soluções em gestão pública para prefeituras – articulando parcerias e formando gestores – auxiliando na elaboração e na implementação de políticas públicas nos eixos de saúde, clima e gestão participativa. Presente em 9 municípios com o eixo de saúde, o programa busca desenvolver competências de gestão às prefeituras para promover a qualificação e o financiamento dos serviços essenciais de saúde nos municípios.

“Ao investir em iniciativas sociais, não estamos apenas contribuindo com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos, mas fomentando um ambiente de prosperidade coletiva, no qual todos têm a oportunidade de crescer e contribuir para o bem comum. Sabemos que o sucesso de um investimento social não é medido apenas em números, mas sim na profundidade das conexões que construímos e no legado que deixamos para as gerações futuras”, conclui Leandro Faria.

Leia Mais

Outras Notícias