quinta-feira, junho 20, 2024

Strides Tech Community faz ação com ImpulsoBeta para oferecer mil bolsas de estudo para lideranças tech diversas

Compartilhar

A Strides Tech Community, scale-up que senioriza a carreira de líderes do setor de tecnologia, acaba de lançar uma ação em parceria com a ImpulsoBeta, consultoria estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão especializada em desafios complexos de grandes empresas, com o objetivo de fornecer 1.000 bolsas de estudo para lideranças tech diversas, de forma a capacitá-las para que elas possam chegar aos altos cargos de gestão das empresas do setor.

As organizações destinarão 500 bolsas exclusivamente para lideranças LGBTQIAPN+, em homenagem ao mês do orgulho, e as demais 500 bolsas serão dedicadas a outras lideranças de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras, pessoas acima de 50 anos, entre outras.

A ação, patrocinada pela consultoria, visa contribuir para o aumento de líderes diversos no setor de tecnologia, especialmente nos cargos de liderança, por meio de um programa de capacitação contínua, visto que, hoje, a Comunidade de Líderes Tech da Strides é composta por apenas 5% de profissionais LGBTQIAPN+. Além disso, a pesquisa ‘Panorama da Liderança Tech no Brasil 2023/2024’, divulgada recentemente pela Strides, aponta que apesar de 66,94% das lideranças considerarem suas empresas como diversas, entre os entrevistados apenas uma pessoa informou ser transgênera; 22% se declararam mulheres e 28% pessoas negras.

O mesmo estudo indica ainda que a diversidade está mais presente na base da pirâmide de carreira e mais escassa no topo. A ação foi pensada pelas empresas para potencializar a diversidade com programas executivos e mentorias, possibilitando que mais pessoas diversas cheguem à alta liderança de empresas de tecnologia no país.

“O setor de tecnologia é predominantemente masculino e heteressexual, ainda mais quando nos referimos à liderança. Com o mês do orgulho se aproximando, não há como não notar que ainda é muito baixo o número de líderes tech LGBT+, e quando falamos em pessoas trans o número é quase nulo. Sabemos que sem lideranças diversas nos altos cargos de gestão o cenário fica mais difícil de mudar. Por isso, desde o dia zero estamos agindo aqui na Strides para garantir que mais lideranças diversas tenham a capacitação necessária para que possam prosperar na carreira e chegar ao topo das empresas, que é onde as decisões estruturantes são tomadas. Para isso, iremos conectar as lideranças que receberão as bolsas de estudo a executivos experientes de sucesso que compartilhem o caminho das pedras até a alta liderança, de forma estruturada e contínua, com mentorias e imersões”, pontua Cláudio Azevêdo, um dos fundadores da Strides.

Com esse panorama, a Strides é uma edtech que nasceu com a proposta de capacitar lideranças da área da tecnologia, visando fortalecer as soft skills e seniorizar a carreira desses profissionais. A startup tem uma metodologia própria, por meio da prática educacional 100% baseada em aprendizado contínuo em Comunidades, de modo a possibilitar que os alunos possam trocar experiências com outros membros da comunidade e aprender com altos executivos de grandes empresas do mercado nacional. A Strides Tech Community tem como alguns dos principais pilares a promoção da diversidade e a inclusão social através da preparação dessas pessoas para que atuem como líderes tecnológicos.

“A parceria com a Strides é fundamental para ampliarmos o acesso e a inclusão de pessoas diversas a cargos de liderança no setor tech. É uma ação que fomenta a troca de experiências entre líderes e aumenta a representatividade, mas também transforma a cultura das empresas, tornando-as mais inclusivas e inovadoras”, afirma Renata Moraes, fundadora e CEO da ImpulsoBeta.

Sobre a Strides Tech Community

Nascida em novembro de 2022, a Strides é uma Comunidade de Líderes de Tecnologia e Dados. Como uma empresa de educação, a scale-up existe para ajudar líderes e novos líderes da área de tecnologia a seniorizar sua carreira, sob o propósito de impulsionar o potencial de liderança das pessoas com ferramentas educacionais de aprendizado contínuo em Comunidade. Quem faz parte da Comunidade tem acesso a mentorias, discussões de casos reais, imersões em conteúdo, benchmarkings, networking de alto nível e muita troca de experiência em tempo real com os melhores C- Levels e Heads de Tecnologia e Dados de empresas do Brasil e do exterior, como: Spotify, Nubank, Amazon, Mercado Livre e Meta. O diferencial da Strides está justamente no conceito em que a edtech foi desenvolvida, valorizando o compartilhamento de experiências e trocas de benchmarking, a partir de um aprendizado contínuo em Comunidade.

A scale-up foi fundada por Cláudio Azevêdo, a primeira liderança de Growth & Marketing do Zé Delivery – da AMBEV – e professor de Programas de Pós-graduação e MBA no Brasil, e por Diego Alvarez, ex-CTO de empresas como Nextel e DASA e fundador de outras startups de educação.

Leia Mais

Outras Notícias