quinta-feira, junho 20, 2024

Sinop Energia realiza a primeira comercialização internacional de I-REC

Compartilhar

A Sinop Energia, empresa responsável pela operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop no estado do Mato Grosso, anuncia um marco histórico com a realização da primeira venda de Certificado de Energia Renovável (I-REC) para uma empresa estrangeira, sediada em Amsterdã, na Holanda. O produto comercializado é de fonte hidráulica, proveniente da energia potencial da água para gerar energia elétrica.

Este certificado demonstra o compromisso com a sustentabilidade, buscando a diversificação das fontes de energia e a redução da dependência de combustíveis fósseis em todos os setores da economia. Além da operação no mercado internacional, a Sinop Energia já realizou outras duas emissões de certificados para empresas sediadas no Brasil.

Os certificados de energia renovável permitem a comprovação da origem da energia, logo, contribuem também com o alcance das metas de sustentabilidade de muitas companhias. São componentes indispensáveis para a transição energética do setor, propiciando um mercado paralelo à geração de energia elétrica, bem como objetivando expandir a matriz energética nacional e internacional com baixa emissão de gás carbônico (CO2). A aquisição do selo no Brasil e no mundo cresce à medida que o mercado adota e exige práticas de ESG.

Mediante sua potência instalada de 401,88MW e garantia física de 242,8MW, a UHE Sinop tem capacidade de emitir aproximadamente um milhão e oitocentos mil I-RECs por ano, contribuindo significativamente para a expansão da matriz energética renovável e colaborando positivamente com a redução de emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE).

“Nossa empresa serve como exemplo para outras do setor energético, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis. A comercialização de I-REC impulsiona a transição para uma matriz energética mais limpa e renovável, combatendo as mudanças climáticas e promovendo um planeta mais saudável, reforçando nosso compromisso na redução do GEE. Juntos, nós podemos construir um futuro mais verde”, afirma o engenheiro eletricista Marcus Glatz, analista da Sinop Energia.

A Sinop Energia recebeu o certificado I-REC (Renewable Energy Certificate, na tradução em inglês), no ano passado, pelo Instituto Totum. O selo garante que a energia produzida pelo empreendimento é limpa e renovável, seguindo recomendações e critérios de padrões internacionais de rastreamento de atributos ambientais de energia. Com o I-REC, a UHE Sinop está apta para emitir certificados de energia renovável no mercado, permitindo a ampliação do portfólio de serviços oferecidos ao consumidor e ofertando produto alinhado com a redução de emissão de GEE.

Sobre o I-REC

O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia criado com o objetivo de gerar padrões internacionais para contabilidade de carbono no Escopo 2. O certificado permite que companhias e consumidores de eletricidade escolham de forma consciente e comprovada uma fonte de energia renovável. Os certificados são vendidos lastreados à energia gerada e podem ser adquiridos por companhias certificadas que tenham compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a mitigação da emissão de GEE. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia gerada por fonte renovável.

Leia Mais

Outras Notícias