sexta-feira, junho 21, 2024

Empresa oferece inversores híbridos para evitar quedas de sistemas voltaicos

Compartilhar

A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 42 gigawatts (GW) de potência instalada no Brasil, o equivalente a três usinas hidrelétricas de Itaipu, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar). São mais de três milhões de sistemas solares instalados em residências e outros tipos de imóveis. Mas, apesar de ser sustentável e garantir economia na conta, muitos não sabem que de nada adianta ter sistemas fotovoltaicos usuais em caso de quedas de energia. Isso porque o seu funcionamento é On Grid, ou seja, não faz o armazenamento da energia em backups de baterias.

Para garantir a independência energética, é preciso um passo além da placa solar. São os inversores híbridos. E uma indústria curitibana está à frente dessa inovação que promete mudar o cenário da energia no Brasil. A NHS Sistemas de Energia apresenta uma solução inovadora: o sistema de energia solar NHS Quad Híbrido. Esse sistema oferece funcionalidades tanto do On Grid quanto do Off Grid, permitindo a geração, armazenamento e monitoramento de energia de forma eficiente e econômica. E a vantagem é que as propriedades que já possuem placa solar podem fazer um retrofit, adaptando o sistema.

“Existe um desconhecimento que as soluções solares on grid, que são as mais usuais, podem resolver o problema da falta de energia da concessionária, mas não é verdade. E o mais interessante é que quem já possui sistema solar instalado pode fazer uma adequação e um aproveitamento de parte do seu sistema para essa nova tecnologia e seguir sem nunca mais se preocupar com os apagões de energia”, afirma Fabio Moro, diretor comercial e de marketing da NHS.

O Nobreak Solar Quad da NHS utiliza energia fotovoltaica com armazenamento em baterias. Isso significa que mesmo quando a rede elétrica falha, ainda é possível contar com energia limpa e ininterrupta. “Isso é o futuro. Trabalhamos, nos últimos anos, desenvolvendo o nosso equipamento, que funciona utilizando a energia fotovoltaica com armazenamento em baterias, para que o consumidor possa garantir e se beneficiar da energia como ela deve ser, ininterrupta, de qualidade e, além, claro, garantir economia na conta de luz”, explica Moro.

“Observamos um crescimento significativo nas vendas em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. Além disso, a demanda por consultas e orçamentos aumentou seis vezes em relação ao mesmo período”, destaca Moro. Os inversos híbridos já estão instalados em diversos clientes pelo Brasil, desde residências de médio e alto padrão, propriedades rurais e pousadas em regiões como a Ilha do Mel (PR). As soluções atendem as mais diversas demandas: de farmácias que não podem ficar sem energia pela refrigeração de vacinas e remédios, a restaurantes que não podem ficar sem geladeira para não perder seu estoque e precisam da balança funcionando na hora do almoço. “O sistema é totalmente personalizado e nossos engenheiros calculam o que é necessário para garantir a autonomia que o cliente precisa em um determinado número de horas, até que a energia seja restabelecida pela concessionária”, finaliza o diretor.

Leia Mais

Outras Notícias