quinta-feira, junho 20, 2024

Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade 2024

Compartilhar

O desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para descarbonização e uso de energias renováveis; a contribuição para a redução de emissões; o avanço em práticas de governança fiscal; o estímulo a novas iniciativas socioambientais e a práticas de Diversidade e Inclusão estão entre os objetivos do Plano de Sustentabilidade 2024 da Repsol Sinopec Brasil (RSB). O documento anual é elaborado com base na Agenda Global 2030 da ONU, no Acordo de Paris e nas seis diretrizes de sustentabilidade do grupo Repsol: Mudanças Climáticas; Meio Ambiente; Inovação e Tecnologia; Operação Segura; Ética; e Pessoas.

“Além de firmar nosso compromisso com a transição energética e a descarbonização, o novo plano representa uma oportunidade estratégica de promover o equilíbrio cada vez maior entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais, reforçando nosso papel na construção de um futuro mais inclusivo e uma economia mais descarbonizada”, afirma o CEO Alejandro Ponce.

Novas tecnologias e operações com foco na gestão sustentável

Seguindo os moldes do grupo Repsol, o documento prevê ações de curto, médio e longo prazos. Entre elas, destacam-se avanços em Pesquisa e Desenvolvimento no segmento da descarbonização, como o Programa DAC, de captura direta de CO2 do ar. Também serão desenvolvidas novas soluções voltadas para energias renováveis, como tecnologias para maior acurácia na identificação de potencial eólico offshore. A RSB pretende ampliar sua atuação em inovação aberta, ou open innovation, proporcionando oportunidades para novas parcerias com startups e hubs de inovação.

No segmento de operações, a RSB reforçará seu trabalho de construção conjunta de planos de ação para redução das emissões em ativos, junto a parceiros operadores. Além disto, seguirá com a implantação de critérios de sustentabilidade ambiental e social na gestão de fornecedores.

Além disto, está entre as empresas do setor que mais investem em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, desenvolvendo tecnologias inovadoras voltadas para descarbonização, energias renováveis e óleo e gás.

Maior transparência em práticas de governança fiscal​‎‎   

A empresa seguirá participando ativamente de fóruns e programas de cooperação tributária com o propósito de contribuir para o aumento da transparência e celeridade da legislação tributária e das relações com as autoridades fiscais. Entre os exemplos, está sua participação na fase de testes do Programa Confia, iniciativa pioneira criada pelo Governo Federal para o aprimoramento da conformidade fiscal no país. O programa reúne empresas de diversos setores, com objetivo principal de atuar na melhoria da arrecadação e destinação dos tributos federais em benefício da sociedade.​‎‎   

Diversidade e inclusão e o apoio à Década do Oceano​‎‎   

Diversidade e inclusão são pontos centrais da cultura empresarial. Como empresa que se destaca no setor em participação feminina, com 38% de mulheres entre seus colaboradores e 46% de mulheres na liderança executiva, a RSB promoverá novas oportunidades de participação de mulheres em cargos de liderança. Além disto, realizará ações para ampliar o conhecimento dos colaboradores em pautas atuais sobre diversidade e inclusão, fortalecendo ações que já realiza dentro do Comitê de D&I, que conta com a participação de colaboradores voluntários.

Em apoio à Década do Oceano, da Organização das Nações Unidas (ONU), a RSB fomentará iniciativas voltadas para a proteção do oceano e de patrimônios naturais e culturais. Entre elas, destacam-se o Projeto Dream Challenger, que proporciona acesso de pessoas com deficiência (PCD) à prática esportiva do surf, e o Festival Bourbon Paraty, que recebe o apoio da empresa pelo segundo ano consecutivo, impulsionando o turismo sustentável na cidade que é Patrimônio Misto da Humanidade pela UNESCO.  

Leia Mais

Outras Notícias