quinta-feira, junho 20, 2024

EDP abre inscrições para módulo do Energy Starter dedicado a soluções para clientes

Compartilhar

Estão abertas as inscrições para o terceiro e último módulo do Energy Starter, programa de inovação aberta da EDP para acelerar a transição energética em escala global por meio de soluções inovadoras e colaborativas com startups e scaleups. Esta etapa do programa busca Soluções para Clientes, ou seja, iniciativas que contribuam para incluir cada vez mais os consumidores na transição energética por meio da descarbonização, mobilidade elétrica e geração solar distribuída.

Após a fase de candidatura, as startups passam por um processo de seleção, que inclui um pitch online, em que terão a oportunidade de apresentar as suas soluções a especialistas de diferentes áreas de negócio e das diversas geografias onde a EDP atua. Depois, as selecionadas devem participar de um bootcamp em Lisboa (Portugal), entre 26 e 28 de novembro, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de projetos-piloto e negócios com a empresa, bem como ter acesso a potencial apoio financeiro e know-how da EDP Ventures.

“A inovação é essencial para a EDP, garantindo a sua relevância no mercado, mantendo a competitividade e antecipando desafios e soluções para o futuro. No setor de energia, mudanças significativas estão acontecendo em diferentes níveis. A forma como produzimos, transmitimos, armazenamos e consumimos energia está em evolução e exige constante inovação para adaptar produtos e serviços, além de oferecer soluções eficazes para clientes nos mercados B2C e B2B”, afirma Tomás Moreno, diretor do Ecossistema de Inovação da EDP.

Composto por três fases, o programa Energy Starter busca atender aos desafios do setor de energia, em linha com a estratégia de negócios da empresa. Nos dois módulos anteriores desta edição, a EDP selecionou startups com soluções para as redes elétricas do futuro, energias renováveis e hidrogênio verde. Os bootcamps aconteceram na Espanha e em Singapura, respectivamente.

Nas últimas sete edições do Energy Starter, a EDP selecionou 192 startups, de 27 países – sendo 46 brasileiras e 2 chilenas – , desenvolvendo um total de 75 projetos-piloto, 28 rollouts (integração de um novo produto ou serviço no mercado) e 15 investimentos de capital de risco, projetos que representaram um total de 24 milhões de euros em negócios. Estes resultados refirmam o compromisso da EDP em desenvolver tecnologias inovadoras que promovam um futuro energético mais sustentável e eficiente.

A EDP procura startups que trabalhem em seis áreas preferenciais:

Instalação e O&M da geração distribuída: soluções para reduzir os custos e acelerar a instalação e a O&M da geração distribuída de energia solar. Exemplos: robôs e automação, gémeos digitais e manutenção preditiva.

Geração distribuída para clientes B2B: novas tecnologias para responder a necessidades de mercado, com novos produtos e modelos de negócio de energias renováveis, além das abordagens tradicionais. Exemplos: energia solar leve, energia solar vertical/bifacial e microeólica.

Eletrificação de calor e ar industriais: tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência energética e reduzir a pegada de carbono dos clientes industriais, por meio da eletrificação e/ou armazenamento do calor industrial. Exemplos: armazenamento térmico, bombas de calor e vapor elétrico.

Descarbonização para clientes B2C: soluções para descarbonização de clientes residenciais e PME’s com o desenvolvimento de soluções de gestão e eficiência energética. Exemplos: equipamentos inteligentes, gestão de energia, eficiência doméstica e comunidades energéticas.

Armazenamento de energia e flexibilidade: tecnologias para melhorar a competitividade do armazenamento e otimizar a integração e gestão do sistema. Exemplos: tecnologias alternativas ao lítio, sistemas de gestão de baterias, LDES e soluções para permitir a participação no mercado.

Soluções integradas com mobilidade: soluções para desenvolver produtos integrados de mobilidade e geração distribuída utilizando tecnologias e negócios inovadores. Exemplos: carregamento inteligente, carregamento bidirecional (V2X) e serviços de agregação (VPP).

Informações e inscrições: Link

Leia Mais

Outras Notícias