sexta-feira, junho 21, 2024

Ball atinge meta de 100% de energia elétrica renovável no Brasil, seis anos antes da meta global

Compartilhar

A Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, anuncia a conquista antecipada de sua meta ambiciosa de utilizar 100% de energia elétrica renovável em suas operações no Brasil. Esta realização ocorre seis anos antes do prazo global estabelecido para 2030, com meta intermediária de 75% até 2025, demonstrando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação. O país é o terceiro da América do Sul com presença da Ball a alcançar a meta, se juntando ao Paraguai e Chile.

Com metas de sustentabilidade definidas para 2030 e 2050, a Ball foi a primeira empresa do setor de embalagens a adotar uma objetivos baseados na ciência aprovada pela Science Based Target Initiative. As metas incluem a transição para energias renováveis e a melhoria da eficiência energética nos processos de fabricação, com o objetivo de zerar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) antes de 2050. Nesse sentido, a empresa também tem avanços significativos, com um declínio de 42% nas emissões no Escopo 1 e 2, em comparação com a linha de base de 2017.

Em 2023, a Ball avançou significativamente em direção a essa meta ao implementar mudanças em suas instalações de embalagens para bebidas na América do Sul. A empresa otimizou o uso de ar comprimido em seus processos de fabricação, reposicionando válvulas de escape para reduzir o consumo de ar comprimido em até 60%. Esta inovação não apenas aumentou a eficiência operacional, mas também evitou o consumo anual de eletricidade superior a 6.000 MWh, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

“Atingir nossa meta de energia renovável no Brasil seis anos antes do previsto para a meta global é um marco significativo em nossa jornada sustentável. Nós prezamos pela sustentabilidade desde a escolha de nossa matéria prima, o alumínio, que representa um material verdadeiramente circular”, disse Julia Pinto, Líder de Sustentabilidade e Public Affairs da Ball para América do Sul. “Estamos trabalhando para alcançar nossas metas o quanto antes, pois, diante de um cenário de mudanças climáticas, não podemos nos dar ao luxo de esperar. A rede de energia elétrica brasileira já se destaca no cenário global, contando com 85% de geração a partir de fontes renováveis. Porém, isso não é suficiente perante o nosso compromisso de limitar o aquecimento global a 1.5ºC com relação aos níveis pré-industriais e chegar as emissões líquidas zero antes de 2050. Por isso, decidimos pela estratégia de comprar energia elétrica renovável com certificados I-REC, cobrindo 100% de nosso consumo de energia elétrica no Brasil”, completa.

Além disso, por meio de uma abordagem abrangente de Análise do Ciclo de Vida, a Ball demonstrou que a transição para eletricidade 100% renovável pode reduzir a pegada de carbono das latas de alumínio para bebidas em até 18%, dependendo da região de fabricação e do tipo de embalagem. Este compromisso com a energia renovável, a sustentabilidade e circularidade é parte integrante da estratégia da Ball, que visa impulsionar o uso eficiente dos recursos em todas as operações – e entregar na mão do consumidor um produto cada vez mais sustentável.

Emissões na cadeia de valor

Aproximadamente 93% das emissões de GEE associadas aos seus produtos vêm de sua cadeia de valor e a Ball está comprometida em colaborar com parceiros ao longo da cadeia de suprimentos para mitigar esse impacto. Nesse sentido, a empresa está empenhada em sensibilizar stakeholders quanto a importância do tema.

Em exemplos práticos, a Ball se tornou pioneira nas Américas ao obter a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative, ou Iniciativa para Gestão Responsável do Alumínio, em tradução livre) em todas as suas unidades de operação sul-americanas. O reconhecimento envolve a garantia de cumprimento com princípios ambientais, sociais e de governança, além de padrões de produção e rastreabilidade ao longo de toda a cadeia do alumínio.

O principal progresso que a obtenção da Certificação ASI representa em relação às metas sustentáveis traçadas pela empresa para 2030 é a compra de metal proveniente de fontes responsáveis e sustentáveis para a produção de latas. Todos os fornecedores da Ball já são membros ASI e caminham para obtenção da certificação nos próximos anos. O trabalho conjunto com fornecedores e clientes já deu resultados práticos – em 2023, a Cervejaria Masterpiece, empreendimento carioca, junto com a Ball, lançou a primeira lata do mundo com o logo ASI. Com isso, todas as latas de bebida da cervejaria são certificadas e os consumidores da Masterpiece já podem usufruir de um produto em que a embalagem segue padrões rígidos de ESG em toda a cadeia.

Leia Mais

Outras Notícias