quinta-feira, junho 20, 2024

Governança Corporativa: solução tecnológica otimiza desenvolvimento ético e crescimento dos negócios

Compartilhar

A Governança Corporativa vem sendo amplamente adotada por organizações de diferentes segmentos, mas implementar e fortalecer o conceito na cultura da empresa pode parecer um processo demorado. No entanto, existem diversas ações de monitoramento que auxiliam na garantia de que todas as etapas estão sendo desenvolvidas conforme planejado, como reuniões, plataformas de integração, criação de códigos de conduta e muito mais.

A Codebit, empresa especializada em tecnologia de desenvolvimento e infraestrutura em nuvem, por exemplo, criou o CodeCell, célula de desenvolvimento nativo em nuvem, que ajuda negócios a implementarem as melhores práticas de Governança Corporativa em assuntos voltados à tecnologia.

“No cenário corporativo atual, cada vez mais moldado pela adoção dos princípios do ESG, a Governança Corporativa é imprescindível para empresas que desejam evoluir no mercado com práticas mais éticas e sustentáveis, além de atrair investidores, fidelizar clientes e reter talentos. Com a implementação de uma Governança Corporativa bem aplicada e aliada à tecnologia, é possível conduzir uma empresa na conquista e na manutenção do seu desenvolvimento digital, ético e econômico”, destaca Heitor Cunha, CEO da CodeBit.

O pilar, que faz parte da sigla ESG, contempla um conjunto de práticas adotadas por uma organização para alinhar os interesses de todas as partes de administração de uma empresa, conciliando com os princípios estabelecidos pelos órgãos de fiscalização e regulamentação. Na prática, a Governança Corporativa ajuda a traçar os caminhos que uma empresa deve seguir para alcançar os resultados desejados, garantindo também que os interesses dos administradores estejam em conformidade com os interesses primordiais do negócio.

Neste cenário, o CodeCell promove uma série de benefícios, como um rápido aumento da capacidade de entrega de projetos de tecnologia. Além disso, é possível paralelizar entregas para diferentes equipes internas. Não há uma certa concorrência de demandas onde cada setor possui prioridade sobre outros. No limite, cada setor pode contratar sua célula que o modelo garante a padronização de todas as entregas conforme diretrizes de TI da empresa.

Outro benefício é a redução de custos operacionais com contratações internas. Ao utilizar o CodeCell, todos os custos são direcionados para projetos específicos com início, término, objetivos e resultados definidos. Menores custos operacionais são variáveis relevantes em busca de eficiência.  A empresa também não fica refém de colaboradores internos que podem deter conhecimentos muito elevados de sistemas, garantindo sua independência. Isso porque a plataforma, através da montagem de células híbridas, mantém a compreensão sobre sistemas, que ficam disseminados entre as equipes internas e externas.  Ao colocar em contato desenvolvedores internos e externos, naturalmente vai ocorrer uma oxigenação de ideias com sugestões de integrantes que participaram de projetos totalmente diferentes, diferentes percepções entre os profissionais internos quanto externos, o que promove maior robustez e independência ao negócio em si.

“Aliar a prática de Governança Corporativa à tecnologia é imprescindível. Hoje, vivemos em uma constante era digital, com ferramentas que chegam para remodelar e facilitar os processos de negócios. Uma de nossas missões é oferecer serviços tecnológicos de excelência, gerando um impacto positivo na sociedade e conscientizando empresas a serem um fator de mudança para o mundo. Por isso, desenvolvemos o CodeCell, que contribui com empresas que desejam investir em TI sem perder o foco no propósito do negócio”, ressalta o CEO da CodeBit.

Leia Mais

Outras Notícias