sexta-feira, junho 21, 2024

Steck investe para ampliar metas de ESG

Compartilhar

A Steck, líder no segmento elétrico com quase 50 anos de atuação, está intensificando seu compromisso com práticas de ESG para promover um futuro mais sustentável e inclusivo. Até o próximo ano, a empresa almeja alcançar metas em três diferentes pilares, expandindo suas iniciativas de acordo com o Pacto Global da ONU, do qual é signatária desde 2021.

A Steck tem se posicionado na vanguarda do mercado de elétrica ao alinhar suas operações e produtos aos mais elevados padrões de sustentabilidade. Desde 2021, a Steck utiliza 100% de energia elétrica renovável em suas operações industriais com a aquisição de IRECs (Certificados Internacionais de Energia Renovável). Essa iniciativa já resulta em uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), neutralizando as emissões de escopo2 nas fábricas de Manaus e Guararema, bem como no Centro de Distribuição da empresa, em Arujá.

No último ano, 42% da receita da Steck foi gerada por produtos com atributos de sustentabilidade. A empresa está empenhada em ampliar essa participação, com metas claras para 2025, incluindo:

50% dos lançamentos de produtos com atributos de sustentabilidade.

100% dos produtos sustentáveis identificados com o selo Eco Steck.

“O selo Eco Steck, idealizado por nós, facilita a identificação de produtos que atendem a critérios rigorosos em quatro dimensões: circularidade, insumos, estilo de vida sustentável e embalagem. Isso garante transparência e ajuda nossos clientes a escolherem produtos que promovem a sustentabilidade”, explica Leandro Souza, head de marketing da Steck.

Além dos compromissos relacionados a produtos, a Steck também foca em criar um ambiente de trabalho responsável e inclusivo. Para isso, suas metas para 2025 incluem:

Aumentar a diversidade de gênero: 50% nas contratações, 40% no front-line management e 30% nos cargos de liderança.

Inclusão de pessoas negras (pretos e pardos) em cargos de gestão e no Conselho Diretivo.

Garantir salários dignos para todos os colaboradores, temporários e terceirizados.

Reduzir a incidência de acidentes de trabalho, visando “Acidente Zero”.

Beneficiar 27 mil pessoas por meio de programas sociais até 2025.

Operações responsáveis e impacto ambiental

Em linha com as melhores práticas ambientais, a Steck está automatizando equipamentos na fábrica de Manaus, o que pode reduzir o consumo de energia por máquina em até 75%. Além disso, a empresa também quer contar com 100% dos fornecedores críticos auditados e treinados em critérios de integridade e ESG; reduzir as emissões de GEE, com a ambição de alcançar net-zero até 2050 e reduzir o consumo de água e energia nas plantas e centros de distribuição da companhia.

Desde 2021, a Steck é signatária do Pacto Global da ONU, aderindo aos Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Essa adesão reforça o compromisso da empresa em enfrentar os desafios globais de forma consciente e sustentável, contribuindo para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

“Nós temos o propósito de conectar pessoas ao futuro de forma sustentável e, por isso, seguimos trabalhando para inovar em energia e tecnologia que promovem bem-estar e proximidade. A sustentabilidade é o cerne da nossa cultura e do nosso negócio, impulsionando a empresa a ser um agente de mudança no Brasil e nos 18 países da América Latina onde atuamos”, complementa Souza.

Leia Mais

Outras Notícias