quinta-feira, junho 20, 2024

Relatório de Sustentabilidade 2023 da Odontoprev mostra avanço nas questões ambientais e de igualdade de gênero

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A Odontoprev, líder em planos odontológicos na América Latina, divulga seu Relatório de Sustentabilidade de 2023. O material enfatiza as ações, principais números, além de prêmios e conquistas. Os destaques mantêm a Odontoprev como uma das referências nos pilares de social, ambiental e governança, principalmente entre as empresas da área da saúde. Assim como nos anos anteriores, as iniciativas continuam sendo pautadas na agenda ESG, frente em constante evolução e periodicamente aprimorada pela companhia desde 1987. A partir de um processo de Matriz de Materialidade, o conteúdo foi elaborado e já está disponível no site de RI da companhia.

Seguindo as práticas de igualdade de gênero, 58% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres, sendo 31% em alta liderança. Esse número atingiu uma das metas do “Selo Social Empresa Amiga da Mulher, Equidade é prioridade”, da ONU Mulheres, de ter 30% dos cargos de liderança compostos pelo público feminino até 2025. A companhia investiu R$ 93 milhões em tecnologias, aprimorando sistemas, implementando e aumentando estruturas de inovação, principalmente com a aplicação de recursos de inteligência artificial em diversos serviços e processos.

O incentivo ao voluntariado é também relevante, com mais de 400 colaboradores engajados em ações sociais após a criação do programa de voluntariado corporativo, o Sorriso Voluntário. A sustentabilidade se manteve forte com a finalização da Expedição Ondas Limpas na Estrada, realizada com a ONG Sea Shepherd Brasil, para coleta e análise de resíduos encontrados nas praias brasileiras. Após 16 meses, foram conduzidos 172 mutirões em 308 locais do litoral, passando por 18 estados e reunindo mais de 2,4 toneladas de resíduos sólidos.

Esse e outros feitos conquistaram reconhecimento de players importantes. A Odontoprev se manteve membro do Bloomberg GEI pelo 4º ano consecutivo e conquistou o prêmio Top Of Mind de RH – na categoria Assistência Médica Odontológica – pelo 10º ano seguido, bem como outros méritos. Em paralelo, passou a ser integrante do índice IDIVERSA, da B3, e do ranking Melhores Empresas da Época Negócios 360°.

Confira outros resultados

A Odontoprev atingiu a marca de 10 mil doações de planos odontológicos para as mais de 25 instituições que apoia no Brasil, além da doação anual de kits odontológicos. E investiu mais de R$ 1,2 milhão em leis de incentivo fiscal para projetos culturais e esportivos.

A empresa aderiu à missão de neutralizar 100% as emissões de gases de efeito estufa por meio da compensação. Até 2023, foram compensadas mais de 21 mil toneladas de CO2 por meio do cancelamento voluntário de créditos de carbono, contribuindo para o Projeto Conservação Florestal na Amazônia.

Na área de inovação, foram investidos R$ 93 milhões para o desenvolvimento de tecnologias, correspondente a 98% do CAPEX. Também realizou mais de 10 mil consultas online para suporte aos dentistas credenciados e registrou mais de um milhão de downloads de seu aplicativo.

Com o Projeto Sorria, a companhia conquistou o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo pelo segundo ano consecutivo, sendo destaque na categoria “Crianças e Adolescentes”.

A Odontoprev ainda se tornou signatária do “Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos”, um compromisso voluntário assumido por empresas públicas e privadas que se unem pela promoção de um segmento mais íntegro, se comprometendo a implementar e estimular ações que eliminem práticas de corrupção.

A definição do escopo teve como base os temas materiais da Odontoprev. Sua elaboração seguiu as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), além das orientações do International Integrated Reporting Council (IIRC). O documento ainda adotou como orientadores os Princípios do Pacto Global, a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sua elaboração envolve um esforço colaborativo de todas as áreas, incluindo a revisão e validação final pelas lideranças de TI, Marketing e Sustentabilidade, em conjunto com executivos dos boards Administrativo-Financeiro e de RI.

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