quinta-feira, junho 20, 2024

Rede Lius Agostinianos publica primeiro Relatório de Sustentabilidade

Compartilhar

A Rede Lius Agostinianos, marca que representa as unidades do Colégio Santo Agostinho em Minas Gerais e Escolas Sociais Agostinianas em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, publicou nesta semana seu 1º Relatório de Sustentabilidade. O documento retrata o compromisso institucional com os pilares ambiental, social e de governança (ASG).

O documento, elaborado pela diretoria de ASG que foi instaurada em 2021 na Instituição, demonstra a implantação do plano de gestão de resíduos nas quatro unidades do Colégio Santo Agostinho, situadas em Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, e as Escolas Sociais, visando atingir a meta de Aterro Zero até 2030. Foram monitorados o volume de resíduos desviados dos aterros, quantidade de emissões de carbono minimizadas e a porcentagem de resíduos recicláveis por tipos. Foi realizada a compostagem de 33.78 toneladas e a reciclagem de 35.25 toneladas de resíduos.

“Uma Instituição que lida com a Educação Básica tem o privilégio de tocar o futuro. Chegam até nós indivíduos com 2 anos e saem aos 17 anos para continuar a fazer parte de uma cidadania planetária. Com a educação que propomos, eles podem carregar a semente dessa nova cultura que impactará no jeito como se relacionam com o outro e com a Casa Comum, que é o nosso planeta”, destaca Aleluia Heringer, diretora de ASG  da Rede Lius Agostinianos.

Ainda pensando no cuidado com a Casa Comum, em parceria exclusiva com a Cemig, a rede Lius Agostiniano ingressou no Mercado Livre de Energia. Com isso, 34% de toda a energia consumida nas unidades do Colégio Santo Agostinho vem de fonte renovável certificada pela Cemig REC. A Instituição também mantém parceria com a Sou Vagalume para gerar energia solar em outras Unidades, buscando promover a sustentabilidade e redução de custos nas tarifas.

A Rede Lius Agostinianos também promove a integração entre ambiente urbano e biodiversidade. Com 260 mil m² de área de preservação e 7,33,17 hectares de Reserva Legal, o ilAli oferece experiências educacionais ao ar livre. Em 2023, foram cultivadas no berçário do centro 1522 mudas, sendo que 238 foram doadas para serem plantadas em áreas urbanas e 620 plantadas no ilAli.

Educação transformadora  

Aleluia Heringer ressalta que o compromisso da Rede Lius Agostinianos é liderar uma educação transformadora e inspiradora, ampliando a consciência de mundo de alunos, famílias, colaboradores e parceiros. “O que diferencia a Excelência Pedagógica Agostiniana é estar alicerçada em três dimensões: Acadêmica, Humano-Cristã e Cidadã Planetária. Valorizamos a diversidade cultural e promovemos valores como empatia, diálogo e cooperação, capacitando os estudantes para tomar decisões alinhadas com seus propósitos de vida. Para isso, nossos Programas de Ensino vinculam o currículo escolar com a Agenda 2030 da ONU a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, enfatiza.

Escolas sociais

A Rede Lius Agostinianos mantém, com recursos próprios, três Escolas Sociais que atendem, juntas, aproximadamente, 1.900 pessoas por ano. As escolas atuam com famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 2023 foram 1751 bolsistas na Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Médio e Educação Profissional de Nível Médio, com alimentação, material didático e uniforme; 93 ações desenvolvidas com a comunidade, sendo 24 na Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), em Belo Horizonte, 45 no Colégio AIACOM, no Rio de Janeiro, e 21 na Escola Santo Agostinho (ESA), em Bragança Paulista (SP).

Foram assistidas 259 pessoas na Assistência Social, por meio de programas de Qualificação Profissional (Programa de Inclusão Produtiva) e Projeto Social (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Além disso, uma unidade social será aberta em Fortaleza, na região da Barra do Ceará, em 2025. No local serão atendidas, inicialmente, 100 crianças e jovens, entre 6 e 15 anos. A Província possui, há alguns anos, presença missionária na região, que tem grande índice de vulnerabilidade social.

Governança – Dois temas materiais foram priorizados em 2023, a Gestão de Riscos e Diálogo com as Partes Interessadas. O diálogo tem sido a palavra-chave para conduzir o relacionamento com a comunidade escolar. Por meio do Programa Aldeia que Educa, o Colégio Santo Agostinho reforça os laços entre a escola e a família, colaboradores e estudantes. “Construímos assim uma aldeia aberta à escuta, disposta a se expressar, opinar, falar com verdade, se posicionar e representar os interesses coletivos”, explica Aleluia.  O Programa abraça os seguintes projetos: Artesão da Paz, Roda de Conversa, Aldeia em Ação e produção de conteúdos que apoiam a educação dos filhos em rádio e jornal.

O Artesão da Paz contempla a participação de ao menos uma família por turma de alunos que atua como facilitador do diálogo entre a escola e as mães, pais e responsáveis em assuntos coletivos e que visem o bem comum. Em 2023, o grupo recebeu 313 acionamentos, que foram 100% atendidos.

As Rodas de Conversa têm por objetivo ampliar o diálogo com a comunidade educativa de forma sistemática, garantindo o diálogo com estudantes, professores, colaboradores administrativos, famílias e parceiros/terceirizados. Foram 330 participantes, em 2023, num total de 43 encontros. Já o Aldeia em Ação reúne iniciativas que buscam ampliar a visão de educação integral e integrada da família. No ano passado, foram cerca de 7 mil pessoas envolvidas e mais de 60 ações realizadas pelas unidades com famílias e estudantes.

“Estar entre as melhores Instituições de Educação de Minas Gerais e, também, do Brasil, implica em um constante investimento no desenvolvimento de práticas pedagógicas; crescente investimento na formação de colaboradores e professores; bem como nas melhores práticas de Governança e Gestão. Continuemos, juntos, trabalhando com afinco para garantir a perenidade da nossa Instituição, a nossa identidade católica e para levar a boa nova da educação agostiniana ainda mais longe”, reforça Márcio Horta, diretor Geral da Rede Lius Agostinianos.

Acesso o relatório completo disponível no site https://redelius.agostinianos.com.br/sustentabilidade/relatorio/.

Leia Mais

Outras Notícias