quinta-feira, junho 20, 2024

Banco Central do Suriname lança adota nota verde

Compartilhar

O Banco Central do Suriname (CBvSes foram desenvolveu em colaboração com a empresa SecurityTech, Giesecke+Devrient (G+D), e sua subsidiária Louisenthal, as novas notas de 200 e 500 dólares do Suriname (SRD) com a combinação de características de segurança inovadoras e tecnologias de substrato ecologicamente sustentáveis: a Nota Verde.

Os novos recursos de segurança incluem o thread de segurança RollingStar i+ com efeito Cube e o patch varifeye ColorChange. O RollingStar i+ Cube cria um efeito de movimento dinâmico com uma mudança de cor de dourado para verde nas notas de 200 SRD. Além da atraente mudança de cor, a faixa RollingStar LEAD também apresenta um efeito de inclinação do valor da nota para uma estrela e um motivo de árvore sandbox típico do Suriname.

A nota também apresenta uma janela LaserCut transparente com uma imagem da semente da árvore sandbox. Na nota de 500 SRD, o fio RollingStar i+ Cube produz uma mudança de cor de magenta para verde, e o patch varifeye ColorChange também mostra uma mudança de cor e um efeito de inclinação do valor da nota para uma estrela.

Tecnologias sustentáveis

Para ambas as notas, o Banco Central do Suriname conta com o conceito de Nota Verde de tecnologia de substrato composto sustentável com um núcleo feito de 50% de algodão de cultivo certificado e 50% de fibras europeias de produção de polpa de madeira com certificação FSC138716 de silvicultura sustentável. Isto reduz as emissões de carbono das fibras em 63% em comparação com as fibras de algodão convencionais. A camada de suporte do fio de segurança também é baseada em material de filme reciclado e as tintas para impressão simultânea não contêm óleo mineral.

“Nossos recursos de segurança inovadores, perfeitamente integrados ao design, oferecem proteção confiável contra fraude e falsificação, garantindo assim a integridade da moeda do Suriname”, disse Clemens Berger, CEO da Louisenthal. “Ao mesmo tempo, nossa tecnologia Hybrid ADDvance apoia as iniciativas de sustentabilidade do Banco Central, que já teve experiências positivas com nossos substratos compostos para as notas de 5 e 10 SRD.

Leia Mais

Outras Notícias