quinta-feira, junho 20, 2024

Mafrig divulga relatório de sustentabilidade 2023

Compartilhar

A Marfrig, uma das companhias líderes em carne bovina, suína e de aves e a maior produtora de hambúrguer no mundo, lançou em 3 de junho seu Relatório de Sustentabilidade 2023 com objetivo de disseminar, para todos os seus públicos, informações financeiras e socioambientais sobre a companhia de forma clara e direta. O documento foi elaborado em conformidade com padrões internacionais e demonstra o compromisso da Marfrig com a transparência e a prestação de contas para acionistas, parceiros e colaboradores. 

Além de abordar o desempenho financeiro da empresa no ano passado em suas operações América do Sul e América do Norte, o relatório detalha os avanços da Marfrig em práticas ESG.

Uma das principais iniciativas da agenda de sustentabilidade da companhia é o Programa Verde+. Lançado em julho de 2020, o programa tem sido fortalecido ano a ano rumo à meta de ter 100% da cadeia de fornecimento da Marfrig totalmente rastreada e livre de desmatamento e conversão (alteração do ambiente florestal) até 2025. A meta foi antecipada em cinco anos – o anúncio foi feito pela empresa durante a COP28, em Dubai, em 2023. Na Conferência do Clima, a Marfrig também divulgou que investirá 100 milhões de reais adicionais em práticas sustentáveis a partir de 2024 por meio do Programa Verde+.

Rastreabilidade

O Relatório de Sustentabilidade informa que a Marfrig atingiu 85,7% de rastreabilidade dos fornecedores indiretos no bioma Amazônia e 70,9% no bioma Cerrado. Considerando todos os biomas, a taxa é de 73%. A empresa já monitora 100% dos fornecedores diretos.

Recursos naturais

Em 2023, a Marfrig investiu mais de 78 milhões de reais em melhorias da infraestrutura de gerenciamento de água e efluentes e reduziu em mais de 3% o total de água captada nas unidades. As operações da empresa no Brasil e no Chile estão compensando as emissões de carbono resultantes do consumo de energia.

Efluentes e resíduos

No ano passado, a Marfrig garantiu 100% de conformidade ambiental por meio dos sistemas de tratamento de efluentes implantados nas unidades. E reduziu a geração de resíduos não perigosos num total de 9.236 toneladas em todas as operações, além de adotar 100% da prática de fertirrigação nas unidades em que a implantação do método apresenta viabilidades técnica e econômica.

Responsabilidade social

O relatório traz um balanço da reinclusão de fazendas de gado como fornecedoras da Marfrig após adotarem as práticas socioambientais exigidas pela empresa. Um total de 3.561 propriedades conseguiram a reinclusão desde 2020 após receberem orientações técnicas da Marfrig.

Bem-estar animal

Em 2023, a Marfrig auditou 100% de suas unidades de abate conforme os padrões NAMI de bem-estar animal, reconhecidos internacionalmente. Dessa forma, a companhia alcançou, com dois anos de antecedência, a meta de ter todas as unidades de abate auditadas, inicialmente prevista para 2025.

Reconhecimentos

No ano passado, a Marfrig consolidou e reafirmou sua liderança setorial em ESG, chancelada pelos principais rankings e índices globais. A companhia foi a mais bem avaliada do setor pela FAIRR (Farm Animal Investment Risk and Return) Initiative, pelo ranking Forest 500 e pelo CDP. Pelo quarto ano consecutivo, em 2023 a Marfrig integrou as carteiras do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e do ICO2 (Índice de Carbono Eficiente), ambos da B3. Também se destacou como uma das empresas do setor mais bem posicionadas no BBFAW (Business Benchmark on Farm Animal Welfare). No Global Child Forum Benchmark, a Marfrig ficou entre as seis empresas que mais evoluíram globalmente.

“O Relatório de Sustentabilidade da Marfrig reforça que seus negócios são conduzidos com o propósito claro de promover a pecuária sustentável. A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da empresa, juntamente com a excelência operacional, os produtos e clientes, a solidez financeira e a governança corporativa. A Marfrig engaja os diferentes elos de sua cadeia produtiva e suas boas práticas se revertem em produtos com qualidade superior, atendendo às exigências de consumidores de mais de 100 países. A companhia avança de forma muito consistente em relação aos objetivos e compromissos assumidos”, diz Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade da Marfrig.

Leia Mais

Outras Notícias