quinta-feira, junho 20, 2024

Tree Diversidade desenvolve programa de aceleração de carreira para profissionais negros da Neonergia Coelba

Compartilhar

A Tree Diversidade acaba de desenvolver um módulo de desenvolvimento para o mais novo programa de diversidade da Neonergia Coelba. Personalizado de acordo com as necessidades da empresa e nomeado de ‘Potencialize’, o programa acontece na Bahia, cujo estado é o maior do Brasil com população preta ou parda (80,8%). Por isso, a iniciativa é uma importante ação afirmativa para equiparar desigualdades, bem como é voltada para impulsionar o crescimento e a carreira de pessoas negras.

A atuação da Tree Diversidade junto à Neoenergia Coelba teve início em 14 de maio incluindo diversas etapas como a criação de uma trilha antirracista e a preparação de mentores para os talentos selecionados. Durante uma semana intensa de preparos e treinamentos, a consultoria focou em garantir que os mentores estivessem plenamente capacitados para apoiar os participantes do programa. A seleção dos talentos foi concluída com 15 candidatos aprovados para o programa, sendo nove mulheres e seis homens, que iniciaram a formação no mês de maio de 2024.

Para Luanny Faustino, sócia da Tree Diversidade e que ministrou presencialmente todos os treinamentos em Salvador ao empregar os mais de seis anos de experiência em DE&I da consultoria e apoiar no desenho do programa com as etapas e seus conteúdos, a iniciativa da Neoenergia Coelba é importante e um exemplo a ser seguido por outras companhias. “Nosso papel foi dividido em duas etapas, primeiramente potencializar os 15 profissionais negros, aplicando uma trilha de soft e social skills com foco étnico racial, depois formar pessoas mentoras internas da Neoenergia Coelba ao oferecer uma trilha antirracista e treinamentos sobre como ser um mentor inclusivo, abordando temas como equidade racial, o que é mentoria formal, como gerar conexão e qual o seu papel como agente de transformação. Tudo isso para que essas pessoas mentoras possam contribuir para o desenvolvimento de seus mentorados e suas mentoradas, conduzindo-os a ocupar posições executivas com confiança e preparo”, destaca Luanny.

A Neoenergia Coelba é a primeira distribuidora de energia do País a realizar um programa de talentos exclusivo para pessoas negras. A iniciativa inédita tem uma justificativa: a distribuidora tem em seu quadro funcional 80% de profissionais negros, mas apenas 30% deles em cargos de gerência. Para superar essa distorção, o Potencialize vem com o propósito de promover a ascensão profissional e social desses colaboradores e colaboradoras que já estão na empresa. Com o Potencialize, a Neoenergia busca contribuir para a mudança deste cenário dentro da empresa e ampliar em 40% a presença de profissionais negros em cargos executivos nos próximos anos.

A proposta do Potencialize é ser ponte para fortalecer a autoestima dos colaboradores negros e desenvolvê-los em suas competências técnicas e comportamentais para que consigam acelerar suas carreiras e alcançar seus sonhos. “O diferencial do Potencialize está no foco do público interno e na seleção justa e equiparada. Reconhecemos que para pessoas negras é mais difícil acessar oportunidades e condições de ascensão. A partir disso, construímos um processo seletivo que garantisse que as pessoas, em quaisquer cargos da companhia, tivessem a oportunidade de participar do processo com todo o suporte necessário para que ocupem posições e estejam preparados para os desafios impostos e fortalecidos para fazer a diferença e construir avanços consistentes em suas carreiras”, explica o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

O Potencialize se junta às iniciativas para o fomento e fortalecimento de uma cultura de diversidade na Neoenergia Coelba, e ao propósito da Tree Diversidade de apoiar corporações no desenho de ações afirmativas.

Leia Mais

Outras Notícias