quinta-feira, junho 20, 2024

Tenda Atacado e CHEP: parceria sustentável salva o equivalente a 1.861 árvores

Compartilhar

O Tenda Atacado, referência no setor de varejo de autosserviço, adotou o sistema de pooling de paletes da CHEP, um modelo sustentável baseado nos princípios da economia circular que fomenta o compartilhamento e a reutilização de plataformas para o transporte e recebimento de mercadorias. Essa iniciativa impulsiona avanços, resultando na considerável redução das emissões de carbono e resíduos, além da otimização do uso de madeira nos deslocamentos das mercadorias até suas lojas.

No último ano, a implementação do sistema de pooling de paletes da CHEP, que utiliza exclusivamente madeira 100% certificada, permitiu ao Tenda Atacado alcançar evitar a emissão de 687.640 kg de CO2 em sua cadeia logística. O equivalente a 15 voltas ao redor do mundo em um caminhão. Além disso, a parceria resultou na economia de cerca de 2 milhões de dm3 de madeira, preservando o equivalente a 1.861 árvores. Também foram evitados que 613.016 kg de resíduos fossem enviados a aterros sanitários, o que corresponde ao desperdício diário de 471.054 pessoas.

Os resultados são respaldados pela consultoria belga RDC Environment, especialista em análise do ciclo de vida do palete CHEP. O palete azul, pertencente a um modelo de negócio circular, demonstrou um impacto ambiental significativamente mais positivo em termos de emissões de CO2, redução do desperdício em aterros sanitários e utilização eficaz de recursos, em comparação ao palete de um modelo linear. Essa avaliação é conduzida por meio de uma Análise do Ciclo de Vida (ACV), seguindo os padrões da metodologia ISO 14044 e sujeita a revisão por pares.

O Tenda Atacado, parceiro da CHEP desde 2006, é uma empresa brasileira atuante no modelo atacarejo. Com sede em São Paulo, oferece uma ampla variedade de produtos, abrangendo desde itens alimentícios até produtos de higiene e limpeza. Seu modelo de negócios é pautado em oferecer preços baixos e uma ampla diversidade de produtos. A CHEP atende todas as unidades da rede Tenda, localizadas na região sudeste do Brasil. As lojas-armazéns, situadas na capital, Grande São Paulo, litoral e interior paulista, possuem áreas de vendas estrategicamente projetadas para garantir conforto, eficiência e segurança tanto para transformadores quanto para comerciantes de diversos portes e consumidores finais. Com 43 lojas em sua rede, o Tenda Atacado emprega mais de 8 mil colaboradores.

Essa operação é facilitada por meio da colaboração entre os fornecedores do Tenda Atacado e a CHEP, responsável pelo fornecimento dos paletes. Durante o transporte, os produtos da indústria são levados até os centros de distribuição do varejista utilizando os paletes da CHEP, renomados pela robustez e confiabilidade. Após a coleta, os paletes passam por inspeções e são retornados ao ponto inicial da distribuição, simplificando o processo para o receptor final, ou seja, o Tenda. Por serem feitos com tecnologia de ponta, os paletes da CHEP possuem durabilidade superior à dos paletes convencionais, eliminando a necessidade de investir em ativos, uma vez que o sistema de pooling abrange o aluguel do serviço completo de utilização, reparo e transporte, em vez da aquisição direta. “Isso não apenas otimiza os recursos, mas também garante a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos pelo Tenda”, comenta Carlos Alberto David, diretor de Logística do Tenda Atacado.

Leia Mais

Outras Notícias