O grupo IHS Holding Limited, um dos maiores proprietários, operadores e desenvolvedores independentes de infraestrutura de comunicações compartilhada no mundo em número de torres, publicou, nesta terça-feira (28), seu Relatório de Sustentabilidade 2023.
O material engloba as atividades de sustentabilidade de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, sendo o segundo relatório elaborado de acordo com os Padrões da Global Reporting Initiative e que mapeia as iniciativas de sustentabilidade da empresa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A abordagem sustentabilidade da IHS é guiada pelo Pacto Global da ONU, do qual é signatária desde 2020.
O Relatório de Sustentabilidade 2023 demonstra o compromisso contínuo da IHS com seus stakeholders, incluindo, mas não se limitando a, seus colaboradores, comunidades, fornecedores, clientes e investidores. A infraestrutura de comunicações que a companhia fornece é vital para viabilizar a conectividade móvel, e, por meio da estratégia de sustentabilidade de quatro pilares da empresa, busca apoiar ainda mais a criação de valor a longo prazo.
“Desde 2017, investimos mais de 29 milhões de dólares em iniciativas focadas na comunidade como parte de nosso programa abrangente de sustentabilidade. Temos orgulho de ajudar a levar o poder da conectividade móvel a milhões de pessoas, promovendo o crescimento econômico, o desenvolvimento social e o acesso a serviços públicos essenciais”, afirma Sam Darwish, Presidente & CEO da IHS Towers.
“Ao entrarmos no segundo ano do Green Project, a fase atual do nosso Roadmap de Redução de Carbono, direcionamos consideráveis esforços para diminuir nossa pegada ambiental. Isso incluiu uma redução da intensidade das emissões em quilowatt-hora do Escopo 1 e Escopo 2 em aproximadamente 6% em comparação com 2022. Olhando para 2023, estamos satisfeitos com nosso progresso e continuamos a refletir, refinar e aprimorar nossa estratégia de sustentabilidade atual para o benefício de todos os stakeholders”, ressalta Darwish.
Destaques do Relatório de Sustentabilidade 2023
Em 31 de dezembro de 2023, relatamos os seguintes progressos relacionados a meio ambiente, social e governança (ESG):
Meio Ambiente
Continuamos a executar nosso Roadmap de Redução de Carbono, diminuindo a intensidade das emissões em quilowatt-hora do Escopo 1 e Escopo 2 em aproximadamente 6%, em comparação a 2022, com uma redução aproximada de 11% na intensidade das emissões desde 2021.
Abastecemos 48% de nossos sites com sistemas de energia híbrida que combinam geradores a diesel com sistemas solares e/ou baterias.
Mantivemos a gestão responsável de nossos fluxos de resíduos, incluindo: 20.044 baterias recicladas ou reutilizadas.
Redução aproximada de 75% nos resíduos perigosos de chumbo-ácido no Brasil.
25.640 quilogramas de ferro de torres desmanteladas reciclados na Costa do Marfim.
Apoiamos projetos locais de biodiversidade e reflorestamento, plantando quase 30.000 árvores no Brasil, Camarões e Ruanda.
Social
Gastamos 7 milhões de dólares em iniciativas de sustentabilidade focadas em comunidades locais.
Reduzimos nossa taxa de Frequência de Acidentes de Trânsito (RTAF) em 7% e relatamos zero fatalidades.
Aumentamos a representação feminina, com mulheres compondo 27% dos colaboradores e 28% dos gerentes em todo o grupo.
Reforçamos nossa diligência com fornecedores para incluir a triagem de novos fornecedores com critérios ambientais e sociais.
Continuamos nosso compromisso com a educação através de várias iniciativas:
Expandimos nossa parceria Giga com a UNICEF para o Brasil, para ajudar o Giga a mapear e conectar mais escolas à internet.
Avançamos nossa Iniciativa Frontline Workers, que atualmente apoia 50 estudantes com bolsas de estudo para universidades locais e internacionais de primeira linha.
Anunciamos uma parceria com o Limitless Space Institute para ajudar professores no Brasil e na Nigéria a buscar novas oportunidades em educação espacial.
Fornecemos conectividade gratuita à internet para 400 escolas na Nigéria e doamos 200 mini tablets em parceria com a UNICEF Nigéria.
Governança
Alcançamos a certificação do Sistema de Gestão Antissuborno ISO 37001 [1]; além disso, a IHS Nigéria é certificada pelo Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008.
Recebemos uma classificação de risco ESG atualizada da Morningstar Sustainalytics. Em abril de 2024, nossa classificação de risco ESG nos coloca entre os 16% melhores de todas as empresas avaliadas pela Morningstar Sustainalytics na Indústria de Serviços de Telecomunicações.