quinta-feira, junho 20, 2024

Capgemini e Schneider Electric lançam plataforma para eficiência energética

Compartilhar

A Capgemini e a Schneider Electric anunciaram uma nova colaboração em otimização de energia. Projetado para ajudar as organizações a acelerar a sua jornada rumo a uma gestão de instalações e eficiência energética mais inteligente e ecológica, o Energy Command Center aproveita uma combinação única de soluções digitais e tecnologias de ponta, para simplificar a gestão de energia e otimizar o seu consumo.

De acordo com a análise da Agência Internacional de Energia (AIE), a energia tem representado mais de três quartos das emissões globais de gases de efeito estufa nos últimos anos. A eletricidade limpa, combinada com a digitalização da tecnologia de gestão de energia, é fundamental para acelerar a transição energética.

Uma plataforma integrada para monitorar, prever, controlar e otimizar todos os ativos de energia

A solução Energy Command Center, desenvolvida pela Capgemini e capacitada pela Schneider Electric, é uma plataforma integrada e centralizada para monitorar, controlar e otimizar todos os ativos de construção que consomem energia, incluindo centro de dados ou salas de ambiente crítico¹. A plataforma combina inteligência artificial avançada (IA), lógica e algoritmos de machine learning e tecnologias da Internet das Coisas (IoT) para medir e prever várias métricas, como intensidade energética, saúde de ativos críticos, operações críticas, geração de energia renovável e desempenho geral em todos os ativos energéticos.

Os principais produtos conectados, o controle de borda e as aplicações de consultoria da Schneider Electric, ajudam as organizações a gerenciar com eficiência seus suprimentos de energia em vários ativos, como fábricas, escritórios ou outras infraestruturas, ao mesmo tempo em que reduzem o consumo de energia em suas operações em uma plataforma integrada. A Capgemini traz sua expertise em integração e processamento de dados, IA e machine learning, e a integração de todos os produtos e software em uma plataforma de tomada de decisão centralizada.

Utilizando dados em tempo real sobre consumo de energia e emissões de carbono, combinados com software e sistemas de gestão de construção modulares e interoperáveis, o Energy Command Center ajuda a reduzir o consumo e os gastos de energia para ajudar a atingir as metas organizacionais, ao mesmo tempo que acelera em direção a um futuro net zero.

“Na Capgemini estamos profundamente convencidos de que existe um potencial incrível e inexplorado de tecnologias e dados digitais para acelerar a transição energética. Compartilhamos esta visão e compromisso com a Schneider Electric”, disse Aiman ​​Ezzat, CEO da Capgemini. “Estamos em um momento crucial para a transição energética e estamos entusiasmados por unir forças e combinar a nossa profunda expertise em tecnologia e dados com as renomadas soluções da Schneider Electric, para capacitar as organizações a gerenciar e acelerar o seu caminho de descarbonização energética.”

Peter Herweck, CEO da Schneider Electric, afirma: “Enfrentar as crises energéticas e climáticas é fundamental e a eficiência energética desempenha um papel crucial na mitigação desses desafios. A descarbonização através da eletrificação e da digitalização é uma necessidade para um futuro sustentável. Estamos muito entusiasmados por colaborar com a Capgemini, pois isso nos permite avançar ainda mais os nossos esforços para promover a eficiência energética e as práticas sustentáveis. Juntos, podemos fazer uma diferença significativa.”

Redução de 29% no consumo de energia nos oito principais campi da Capgemini localizados na Índia

Um protótipo da solução foi testado desde 2022 nas operações da Capgemini na Índia, que representam cerca de um quarto da pegada energética do Grupo Capgemini, permitindo o monitoramento em tempo real e o controle eficiente do fornecimento de energia em diversos ativos, além de reduzir e otimizar o consumo de energia nas operações em uma plataforma integrada e centralizada.

Acompanhada nos oito principais campi da Capgemini localizados na Índia, a solução obteve uma redução de 29% no consumo de energia em 2023 (em comparação com 2019). A plataforma está contribuindo significativamente para os objetivos do Grupo Capgemini de descarbonizar suas operações.

Um protótipo da solução foi testado desde 2022 nas operações da Capgemini na Índia, que representam cerca de um quarto da pegada energética do Grupo Capgemini, permitindo o monitoramento em tempo real e o controle eficiente do fornecimento de energia em diversos ativos, além de reduzir e otimizar o consumo de energia nas operações em uma plataforma integrada e centralizada. Com uma redução de 29% no consumo de energia em 2023 (em comparação a 2019) registada nos oito principais campi da Capgemini localizados na Índia, a plataforma tem dado uma contribuição material para os objetivos do Grupo Capgemini de descarbonizar as suas operações.

Leia Mais

Outras Notícias