Vivo e Rafael Nadal, um dos maiores tenistas de todos os tempos, traçam um paralelo entre o esporte e o meio ambiente em nova campanha da marca. Criado pela GALERIA.ag, o filme traz cenas que combinam momentos de performance do “rei do saibro” com fenômenos naturais em uma narrativa que reforça a importância do engajamento das pessoas com as questões climáticas.
“Como empresa líder em sustentabilidade no Brasil, queremos inspirar as pessoas a se engajarem com as questões ambientais com a prioridade que elas pedem”, comenta Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
Considerada a empresa mais sustentável do Brasil no ISEB3 e uma das mais sustentáveis do mundo no ranking da Corporate Knights e Pacto Global da ONU, a marca tem como objetivo inspirar o público a se preocupar cada vez mais com o futuro do planeta e colaborar com informações importantes sobre o tema para gerar impacto socioambiental positivo, criando conexões e atitudes mais conscientes.
“Rafael Nadal é um atleta reconhecido globalmente, embaixador da Vivo há muitos anos e símbolo de resiliência. Assim como ele enfrenta seus adversários e não desiste até o último ponto, aqui Nadal fala sobre sustentabilidade com coragem. Uma mensagem que aponta o que está em jogo para o planeta e os caminhos que precisamos seguir. É o recado que queremos dar ao mundo e ao mercado.”, explica Rafael Urenha, Chief Creative Officer da GALERIA.ag.
As filmagens foram realizadas na academia do próprio atleta, Rafa Nadal Academy, localizada em sua cidade natal, Palma de Mallorca na Espanha. Com produção em nível de cinema, utilizando diversos recursos de pós-produção, como Inteligência Artificial e efeitos 3D, o filme intercala cenas do atleta atuando em quadra com imagens da natureza, como florestas, desertos, aves voando e raios no céu. Há também momentos em que o olhar de Nadal se confunde com o olhar de uma onça pintada. E com auxílio dos efeitos especiais, a terra do saibro foi transformada em uma super quadra no meio de uma floresta, criando um final impactante e trazendo a mensagem que ainda há tempo de mudança se jogarmos juntos.
Iniciativas ambientais
A Vivo atua para gerar impacto positivo no planeta e lidera movimentos importantes pela economia circular e descarbonização junto a consumidores e fornecedores. No aspecto ambiental, a tecnologia é aliada na construção de uma economia de baixo carbono. Com a digitalização, a empresa apoia seus clientes na redução de emissões de gases de efeito estufa por meio dos seus serviços, com soluções que evitam deslocamentos, atenuam o uso de recursos e ajudam pessoas e empresas a reduzirem sua pegada ambiental.
Em 2023, a Vivo atingiu um importante marco rumo ao objetivo de ser net zero (zero emissões líquidas). A companhia reduziu suas próprias emissões em 90% em apenas oito anos, graças à adoção de energia 100% renovável, biocombustível na frota e aprimoramentos na eficiência operacional. Além disso, dos 125 fornecedores intensivos em carbono, a empresa já conseguiu engajar 60% deles, que, coletivamente, respondem por mais de 82% das emissões na prestação de serviços para a Vivo.
Seu programa “Vivo Recicle” recolheu mais de 12 toneladas de equipamentos eletrônicos descartados, como celulares, cabos, fones e baterias, nas 1.800 lojas da Vivo em todo o País. A empresa também investe em logística reversa para modems e decodificadores dos clientes, levando à reutilização de cerca de 1,1 milhão de dispositivos e na reciclagem de mais de 300 mil em 2023. Sua proposta é engajar cada vez mais empresas e consumidores na jornada pelo clima e proteção do planeta.