quinta-feira, junho 20, 2024

Evento gratuito sobre ESG acontece no próximo dia 27 na Fundação Dom Cabral

Compartilhar

Para debater sobre conceitos, boas práticas e como as empresas estão gerando impacto social positivo, o ChildFund Brasil, com apoio institucional da ADM, via programa de investimento socioambiental corporativo da empresa – ADM Cares, BH Press, Fundação Dom Cabral e Localiza, vai realizar, no próximo dia 27 de maio, a segunda edição do evento “Melhores Práticas ESG das Empresas Brasileiras”.

Para abrir a programação, Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, e o empresário Henrique Paim, vice-presidente do IBEF-MG (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais), farão uma introdução sobre o tema para os participantes. “As organizações sem fins lucrativos podem potencializar seu impacto positivo, demonstrar liderança ética e atrair apoio contínuo para suas causas nobres com os princípios do ESG. Esse evento é uma forma de fortalecer cada vez mais a importância do tema dentro das organizações”, comenta Cunha.

Na sequência, será realizada uma masterclass, com Carlos Penteado Braga, professor Associado da Fundação Dom Cabral e que atua nas áreas de finanças, ESG e Governança Corporativa. “O convite do ChildFund para tratar nesta palestra do tema Governança Corporativa das Organizações Sociais sinaliza que o tema é de extrema importância para a gestão sustentável destas organizações. A Governança Corporativa deve ser estruturada para a atração de capital filantrópico de forma a garantir a chegada dos recursos na ponta com as devidas métricas de controle e performance demandada por seus doadores”, afirma Carlos Penteado Braga, professor associado da Fundação Dom Cabral.

Logo após, será apresentado um painel com cases do Instituto Localiza e ADM, abordando o ESG na prática em alinhamento à estratégia corporativa. “Criado em 2021 para impulsionar a mobilidade social de jovens em situação de vulnerabilidade, o Instituto Localiza atua como agente catalisador, unindo pessoas e organizações em prol da transformação social. Acreditamos que o nosso apoio aos projetos liderados por organizações sociais em todo o país, viabiliza o acesso à educação e fomenta o potencial empreendedor da juventude nas comunidades onde a Localiza está presente. Ao longo dos últimos três anos, contabilizamos mais de 90 projetos de capacitação técnica e inclusão produtiva em parceria com organizações sociais apoiados em todo o país, impactando mais 31 mil pessoas, que puderam trilhar novos horizontes, incluindo quase 3.500 jovens que encontraram uma oportunidade de trabalho e renda”, afirma Alessandra Peixoto, diretora do Instituto Localiza.

“A integração efetiva do ESG na prática empresarial é essencial para alinhar nossas estratégias corporativas com os valores tão importantes para a sociedade. Ao direcionar nosso apoio e estabelecer parcerias estratégicas com instituições como a ChildFund, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Essas colaborações não apenas enriquecem nossas iniciativas, mas também fortalecem nossa capacidade de criar impactos positivos significativos na sociedade,” complementa Caroline Hoth, especialista de sustentabilidade da ADM e líder regional ADM Cares.

E para o fechamento, será realizada a palestra “Como comunicar o ESG’, com a jornalista e mestre em Comunicação, Dulcemar da Costa, cofundadora da BH Press, agência de comunicação com quase 30 anos de mercado. “Falar sobre ESG, tanto para dentro da organização quanto para fora, requer estratégias que levem em conta a geração de valor para o negócio e para as partes interessadas, a coerência entre o que se diz e o que se faz e a linguagem que cada um entende”, afirma Dulcemar. “É assim que vamos somar forças em torno das práticas ESG para atingir os objetivos esperados, passando bem longe do chamado greenwashing, isto é, narrativas lindas no discurso, mas que não se sustentam na prática”, resume.

O evento é presencial e gratuito e tem início a partir das 08h30, na Fundação Dom Cabral (FDC), em Belo Horizonte (MG), as inscrições devem ser realizadas pelo Sympla

Leia Mais

Outras Notícias