A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, anuncia o avanço da empresa nos indicadores de diversidade relacionados a pessoas pretas e pardas e a mulheres. Dessa forma, a companhia colhe os frutos do trabalho focado em pessoas e da estratégia pautada em ESG..
Levantamento da Webmotors aponta que, de 2021 a 2023, o número de pessoas pretas e pardas saltou 137% na empresa. Esse grupo representa hoje 40% do total de colaboradores do marketplace no Brasil.
Já entre as mulheres, o crescimento foi de 103% no mesmo período. O gênero representa hoje cerca de 43% dos funcionários da Webmotors.
Os indicadores da Webmotors estão, atualmente, acima da média das empresas de tecnologia eleitas as melhores para trabalhar pelo Instituto Great Place To Work (GPTW). Segundo dados do último levantamento da instituição, realizado em 2023, 39% dos colaboradores dessas organizações são mulheres e 28% se dizem pretas e pardas.
“Para a Webmotors, ter uma equipe diversa não é apenas uma tendência, nem algo que começou agora; é um dos nossos valores e, por isso, queremos continuar avançando nesses indicadores cada vez mais”, afirma Cibele Carvalho Diniz, diretora de Pessoas e Cultura da Webmotors.
Projetos institucionais que fazem a diferença
Para atingir esses índices de crescimento, Cibele conta que a Webmotors tem atuado em diferentes frentes para tornar seu time cada vez mais diverso. “A ideia é, além de recrutar, gerar oportunidades internas igualitárias para que todos tenham a chance de crescer dentro da empresa”, explica.
Confira alguns dos projetos institucionais implementados e em curso na companhia:
Code Girls – programa de capacitação sobre tecnologia voltado para mulheres com oportunidade de contratação ao final do programa;
Programa de desenvolvimento de lideranças para mulheres – curso sobre liderança direcionado ao público feminino interno;
Programa de desenvolvimento de lideranças negras – elaborado para promover e acelerar a carreira da comunidade negra da Webmotors na direção de assumir cargos de liderança ou posições mais seniores do que as que ocupam;
Programa 50+ – para desenvolvimento e contratação de pessoas acima de 50 anos na área de Tecnologia;
Grupos de afinidade (Webgirls, Blackmotors e Pridemotors) – espaço desenvolvido para pessoas que se identificam com pautas em comum possam criar conexões ao compartilharem suas vivências e trocarem informações e experiências. Há, inclusive, a oportunidade de trabalhar em conjunto com o Comitê de Diversidade da Webmotors para a realização de ações contínuas de sensibilização sobre o assunto, engajamento da liderança e atração de talentos diversos, entre outras iniciativas;
Webtalks – conversas com especialistas a respeito de assuntos que envolvem diversidade e inclusão. A reunião é aberta para toda a empresa e trata de temas como a não violência contra mulher, libras, anti-LGBTfobia, entre outros.