quinta-feira, junho 20, 2024

Scala Data Centers inova com prova de conceito bem-sucedida de diesel verde

Compartilhar

A Scala Data Centers, plataforma latino-americana de data centers sustentáveis, celebra o sucesso de sua Prova de Conceito (POC)  que confirmou a viabilidade técnica do uso de óleo vegetal hidrotratado (HVO), conhecido como diesel verde, em seus geradores de backup da marca Caterpillar. Esta inovação, pioneira na América Latina, reforça a liderança da Scala na adoção de práticas responsáveis e sustentáveis.

Extraído de fontes renováveis, como óleos vegetais, o diesel verde passa por um processo de hidrotratamento, transformando-se em um combustível de alta qualidade e com impacto ambiental reduzido. A substituição do diesel fóssil pelo HVO pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 85%, consolidando o compromisso da Scala com a sustentabilidade.

Durante a POC – realizada pelo Centro de Excelência em Engenharia (CoE) da Scala em colaboração com a equipe de operações e a Sotreq, revendedor da Caterpillar no Brasil – o HVOn demonstrou excelente desempenho em geradores de backup, mantendo a resiliência crítica dos data centers sem exigir alterações nos equipamentos existentes.

Agostinho Villela, Chief Technology Officer (CTO) da Scala, destaca: “A transição para o HVO alinha-se perfeitamente com nossa estratégia de garantir operações contínuas e sustentáveis, sem comprometer a qualidade e a confiabilidade que nossos clientes esperam de nós.”

“Acompanhamos de perto o teste da Scala nos equipamentos da Caterpillar, em uma iniciativa pioneira na América Latina”, acrescenta Mauricio Garcia, Diretor da Unidade de Energia da Sotreq. “O uso do HVO em geradores abre um universo de possibilidades, além de garantir menores custos de manutenção, preservar os equipamentos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.”

Embora tenha feito avanços significativos em termos técnicos e ambientais, a Scala Data Centers reconhece os desafios econômicos atuais relacionados à implementação do óleo vegetal hidrotratado (HVO) em nossas operações no contexto latino-americano, já que ele é três vezes mais caro que o diesel. Monitoramos de perto as tendências de mercado, esperando identificar oportunidades que possam viabilizar economicamente o uso do HVO em maior escala. Ao liderar este empreendimento, a Scala se posiciona como pioneira na indústria e encoraja uma participação mais ampla do mercado na direção que defendemos. Antecipamos que movimentos como o nosso aumentarão a conscientização dentro da cadeia de suprimentos sobre o potencial de demanda substancial para o HVO, incentivando as partes interessadas a explorarem termos comerciais mais atraentes que viabilizem sua adoção generalizada. Nosso objetivo é estimular a indústria a imaginar e realizar os benefícios futuros das soluções energéticas sustentáveis.

Christiana Weisshuhn, Diretora Sênior de Comunicação e Programa ESG, acrescenta: “O diesel verde é mais do que uma alternativa ao diesel fóssil, é uma peça fundamental na nossa visão de um futuro sustentável. Estamos ansiosos para iniciar a transição para o HVO à medida que se tornar economicamente viável, continuando a liderar pelo exemplo na gestão sustentável de data centers.”

“Esta prova de conceito reforça nosso compromisso inabalável de fornecer serviços de excelência aos nossos clientes, em um aspecto que é fundamental para eles”, compartilha Eugênio Cruz, VP de Operações de Data Center. “Além dessa redução das emissões, o diesel verde oferece vantagens adicionais, uma vez que não será mais necessário limpezas dos tanques e controles rigorosos da qualidade que são feitos quando se utiliza o biodiesel atual, garantindo assim uma alta disponibilidade dos nossos sites”.   

Quando o HVO entrar em escala comercial de utilização, o plano é iniciar a substituição do combustível em seus tanques. Isso reforça a posição de vanguarda da Scala na indústria, liderando a transição para soluções energéticas mais limpas e estabelecendo novos padrões de sustentabilidade no setor de data centers. 

Leia Mais

Outras Notícias