quinta-feira, junho 20, 2024

No Carbon reduz 3 mil toneladas de emissões de CO2 e gerencia sua frota elétrica com apoio da Geotab

Compartilhar

A Geotab Inc e a No Carbon, divisão especializada em aluguel de veículos comerciais 100% elétricos da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, estão transformando o setor de logística e transporte de cargas no Brasil. Com a tecnologia da Geotab, a No Carbon identificou que deixou de emitir anualmente mais de 3 mil toneladas de CO2 na atmosfera e avança em sua estratégia de descarbonização.

A parceria foi formada em novembro de 2021, quando os 100 veículos elétricos da No Carbon passaram a contar com a solução da Geotab. Hoje, a locadora possui mais de 260 VEs em operação e tem alcançado resultados significativos na redução das emissões de gases de efeito estufa. Em 2023, a companhia obteve destaque no Relatório de Sustentabilidade e Impacto da Geotab, figurando entre as empresas globais com ações afirmativas em prol da sustentabilidade.

“O sucesso da parceria entre a Geotab e a No Carbon demonstra o potencial transformador da tecnologia telemática na eletrificação de frotas. Estamos orgulhosos de apoiar a No Carbon em sua missão de liderar a transição para um transporte de cargas mais sustentável no Brasil, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e estabelecendo novos padrões de eficiência operacional.”, analisa Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab para o Brasil.

Impacto ambiental e operacional

A eletrificação de frotas é um passo crucial para companhias comprometidas com um futuro mais sustentável, mas traz consigo desafios únicos, como encontrar a ferramenta adequada para gerenciar a operação. Para a No Carbon, os principais entraves consistiam em monitorar o estado das baterias dos VEs, acompanhar a localização e autonomia dos veículos, medir as distâncias percorridas, e contar com geração de dados confiáveis para embasar a criação de metas de sustentabilidade compatíveis com as de negócios.

Na busca pelo fornecedor ideal, a No Carbon encontrou na Geotab a plataforma de telemática necessária para suas a operações, e passou a ter acesso a uma ampla variedade de dados coletados em tempo real, que garantem o monitoramento eficiente da frota elétrica e consequentemente  a redução da pegada de carbono da companhia.

A empresa agora tem uma visão abrangente do desempenho de sua frota, identificando proativamente áreas de melhoria e oportunidades de otimização. E, com acesso a essas métricas confiáveis, a No Carbon pôde expandir suas operações com segurança e eficiência.

“A parceria com a Geotab foi um divisor de águas para o projeto No Carbon. A plataforma telemática nos oferece insights valiosos sobre o desempenho da nossa frota, permitindo-nos agir proativamente para garantir a eficiência e a segurança das nossas operações”, declara Carlos Lopes, especialista da No Carbon

Expansão e futuro Sustentável

A No Carbon foi lançada em 2022 pela JBS, em linha com o compromisso da companhia de zerar o balanço de suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040. Os serviços de aluguel de frotas da companhia ajudam a tornar os caminhões elétricos uma realidade para empresas que buscam reduzir emissões e contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Para o futuro, a No Carbon tem a meta de expandir sua frota elétrica, oferecendo soluções de logística sustentável não apenas para as marcas da JBS, mas também para outras empresas do mercado que buscam soluções de logística sustentável.

“Os resultados obtidos nos últimos dois anos são um exemplo do poder da tecnologia em promover a sustentabilidade no setor de transporte de cargas. Ao combinar inovação com compromisso ambiental, conseguimos contribuir para um futuro mais limpo e sustentável”, analisa Carlos.

Leia Mais

Outras Notícias