quarta-feira, maio 22, 2024

Barômetro constata que apenas 33% das organizações no Brasil aproveitam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade

Compartilhar

A Kyndryl, provedora de serviços de infraestrutura de TI do mundo, em colaboração com a Microsoft, divulgou os resultados do estudo The Global Sustainability Barometer. O levantamento, realizado pela Ecosystm, conclui que, enquanto 90% das organizações no Brasil consideram que alcançar suas metas de sustentabilidade está em um alto nível estratégico de importância, apenas 12% integraram a sustentabilidade em suas estratégias e dados.

À medida que o mundo enfrenta um aumento de eventos e desafios relacionados ao clima, há uma urgência entre as empresas em agir e usar a tecnologia para impulsionar soluções sustentáveis. No Brasil, a demanda dos clientes por produtos sustentáveis continua sendo o principal impulsionador dos seus esforços de sustentabilidade (60%), seguido pela redução do consumo e das despesas de energia (53%). Enquanto 70% das organizações pesquisadas no Brasil consideram a importância no papel da tecnologia para atingir seus objetivos, apenas 33% acreditam que estão fazendo pleno uso dela em suas organizações.

“No Brasil, muitas empresas estão em diferentes estágios de maturidade em sustentabilidade, mas o potencial para alavancar a tecnologia para o gerenciamento de dados, realizar relatórios e impulsionar inovações de sustentabilidade é significativo”, disse Frank Koja, Diretor Geral da Kyndryl Brasil. “Mais da metade dessas organizações está confiando a supervisão das funções de sustentabilidade a seus CEOs, indicando um reconhecimento crescente da importância estratégica da sustentabilidade. Além disso, a maioria dessas organizações está conectando metas de sustentabilidade com suas metas financeiras. Essas mudanças estratégicas significam que as empresas estão pensando além da conformidade regulatória e estão procurando apoio sobre como podem executar pragmaticamente e avançar suas metas de sustentabilidade com as soluções inovadoras certas.”

“A tecnologia emergiu como uma habilitadora chave para o sucesso da sustentabilidade, e seu papel só continuará a crescer com o advento de ferramentas de IA mais sofisticadas”, disse Shelly Blackburn, vice-presidente, Cross Solutions Area, Microsoft. “Estamos ansiosos para ajudar a impulsionar mudanças significativas e contribuir para um futuro mais sustentável em colaboração com a Kyndryl.”

Os principais destaques da pesquisa incluem: 

  • Embora os CEOs e as equipes de operações tenham feito da sustentabilidade e da transformação digital uma prioridade, eles precisam de ajuda com a integração e execução de seus programas para atingir suas metas.
  • 55% das organizações pesquisadas no Brasil usam IA para melhorar a eficiência, reduzir a pegada ambiental e construir operações sustentáveis, mas apenas 25% utilizam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade.
  • Entre as partes interessadas, os clientes são os que mais defendem políticas e práticas de sustentabilidade, seguidos por funcionários, investidores e parceiros da cadeia de suprimentos.

Fatores para a construção de uma organização mais sustentável  

Abaixo estão as melhores práticas de sustentabilidade para impulsionar o crescimento e melhorar os resultados dos negócios:

  1. Fazer da sustentabilidade uma prioridade do CEO e do Conselho Executivo, alinhada com finanças e tecnologia. Ao priorizar a nomeação de um líder de sustentabilidade dedicado, as organizações podem adotar uma abordagem mais focada para lidar com preocupações ambientais e sociais.
  2. Alinhar a sustentabilidade com a modernização tecnológica. Dos entrevistados no Brasil, apenas 35% adotaram novas tecnologias para atingir metas de sustentabilidade nas operações e cadeias de suprimentos. As organizações que optam por utilizar automação e soluções inovadoras podem aprimorar, modernizar e priorizar processos e infraestruturas de sustentabilidade para melhorar a eficiência e reduzir ainda mais sua pegada de carbono.
  3. Criar uma base de dados integrada. Simplificar o gerenciamento de dados para a tomada de decisões informadas e a execução bem-sucedida de estratégias. Apenas 15% das organizações em todo o mundo têm a capacidade de fornecer aos seus funcionários painéis de sustentabilidade em tempo real.
  4. Explorar o potencial da IA para a Sustentabilidade Preditiva. Expandir o uso de IA além dos relatórios para incluir análises preditivas que avaliam os riscos do escopo 3, preveem o consumo de energia e antecipam riscos potenciais, como desastres naturais. No Brasil, aproximadamente apenas 37% das organizações consideraram essas opções.
  5. Capacitar os colaboradores. O estudo descobriu que 53% das organizações pesquisadas no Brasil carecem de recursos dedicados ou têm conhecimento interno limitado, o que destaca a necessidade de desenvolvimento adicional da força de trabalho. Isso indica uma lacuna nas capacidades da força de trabalho e sugere a necessidade de as organizações investirem em treinamento e desenvolvimento para que possam enfrentar os desafios e alcançar seus objetivos de forma eficaz.

“Diante de temperaturas recordes e eventos climáticos sem precedentes, este é um momento que exige ação coletiva de governos, indústrias, empresas e indivíduos”, disse Ullrich Loeffler, cofundador e CEO da Ecosystm. “Juntamente com a Kyndryl e a Microsoft, estamos honrados em disponibilizar este estudo para organizações visionárias para delinear as medidas que podem tomar hoje para impulsionar um impacto de sustentabilidade mensurável.”

O estudo “Barômetro Global de Sustentabilidade”, conduzido pela Ecosystm em colaboração com a Kyndryl e Microsoft, foi realizado com 1.523 líderes de negócios de tecnologia e sustentabilidade em 16 países na Ásia, EMEA e Américas, incluindo o Brasil. O levantamento ocorreu entre setembro e outubro de 2023. A pesquisa foi realizada em nove setores e incluiu pequenas e médias empresas, bem como empresas globais. Saiba mais sobre o estudo “From Vision to Impact: The Global Sustainability Barometer.”

Leia Mais

Outras Notícias