sexta-feira, maio 17, 2024

ABREE, UNOESTE e a Prefeitura Municipal de Jaú promovem drive-thru de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo para reciclagem

Compartilhar

A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) em parceria com a UNOESTE e a Prefeitura Municipal de Jaú (SP) realiza pela primeira vez um drive-thru de reciclagem na região. Agendado para sábado, dia 11 de maio, das 10h às 17h, na Praça do Centenário (Beco), a iniciativa tem como principal objetivo fomentar a reciclagem dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, contribuindo para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.

O evento adotará o formato de drive-thru, permitindo que os participantes realizem o descarte dos resíduos sem precisar sair dos veículos. Desta forma, os jauense terão a oportunidade de destinar uma variedade de equipamentos que não têm mais utilidade. O drive-thru receberá uma ampla gama de itens, desde computadores, impressoras, cabos, telefones e carregadores até fogões, geladeiras, máquinas de lavar e outros aparelhos.

“Para essa ação, receberemos todos aqueles produtos cujo funcionamento depende do uso de corrente elétrica ou de campos eletromagnéticos, mas estão sem uso em casa. Segundo o último relatório da ONU, o Brasil é o principal gerador de resíduos na América do Sul, com cerca de 2,4 milhões de toneladas. Nesse contexto, o trabalho realizado em parceria com as prefeituras desempenha um papel fundamental, trazendo impactos diretos para a preservação do meio ambiente. O drive-thru foi planejado com o objetivo de conscientizar a população local e simplificar o processo de reciclagem, oferecendo uma alternativa acessível aos moradores de Jaú”, destaca Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a UNOESTE tem a satisfação de estar levando à cidade de Jaú a parceria com a ABREE, iniciada no Mutirão do Lixo Eletrônico em Presidente Prudente e com a mesma importância no EcoSaúde, no final do ano passado em Guarujá. Em cada um deles, em conjunto com a Prefeitura de cada cidade. O mutirão que acontece desde 2009 contabiliza 786 toneladas de e-lixo arrecadadas através de entrega feita pela população em pontos de coletas. A primeira edição do EcoSaúde em Guarujá arrecadou 1 tonelada.  Conforme o Dr. Adilson, a ABREE tem grande importância para que todo material arrecadado tenha destinação correta.

Já o secretário de Meio Ambiente Giovani Mineti Fabricio ressalta a ação que é pioneira em Jaú e classifica a parceria entre Prefeitura, UNOESTE e a ABREE como iniciativa de extrema importância, haja vista que fomenta o descarte correto e garante a destinação ambientalmente adequada de um tipo de resíduo que está cada dia mais presente em nosso cotidiano e que infelizmente tem alto poder de contaminação do solo e da água, afetando o meio ambiente como um todo.  “A gente sabe que todas as casas, em algum espaço, têm um aparelho movido à eletricidade que não funciona mais e as pessoas não sabem como descartar. Por isso apresentamos uma nova opção de descarte adequado e convidamos a população para comparecer ao Beco, onde diversos serviços de saúde vão estar disponíveis gratuitamente àqueles que forem ao local”, finaliza o secretário.

Para aqueles que não puderem participar da ação, há uma alternativa disponível: os coletores permanentes da ABREE. A entidade gestora disponibiliza mais de 3,4 mil pontos de recebimento em mais de 1,3 mil municípios.

No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos ao realizar uma busca utilizando o CEP residencial e ter acesso a uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, tais como: batedeira, ferro elétrico, fones de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.

Leia Mais

Outras Notícias