sexta-feira, maio 17, 2024

Relatório de Sustentabilidade da Pague Menos destaca antecipação de sete metas previstas para 2025

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A Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil e a primeira a estar presente em todos os estados da Federação, acaba de publicar seu terceiro relatório de sustentabilidade, demonstrando seus compromissos com a gestão sustentável e a transparência. O conteúdo mostra a consolidação de indicadores de desempenho, práticas de gestão e comparabilidade de dados, evidenciando a evolução nas práticas de reporte. As informações contidas no material são referentes ao período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023 e seguem o modelo Global Reporting Initiative (GRI), uma das principais organizações internacionais a estabelecer padrões e requisitos para a divulgação de informações sobre sustentabilidade. O documento destaca ainda a evolução das políticas, práticas e metas ESG (Environmental, Social and Governance) da companhia.

“Ao longo de 2023, contamos com a dedicação de nossos quase 26 mil colaboradores na geração de impacto positivo para a sociedade. Eles foram os principais responsáveis por colocar em prática a nossa estratégia que tem como propósito levar saúde a todos”, explica Patriciana Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da Pague Menos e Extrafarma. “Estamos prontos para o ano de 2024, respaldados por um plano robusto e consistente, voltado para o crescimento sustentável de nossa empresa e baseado na nossa trajetória de liderança e constante inovação”, complementa a executiva.

A mais recente edição do relatório de sustentabilidade traz a antecipação de sete metas previstas para 2025. Dentre os destaques estão a realização de Inventário de Emissões (escopos 1, 2 e 3) e metas de redução definida; realização de Inventário de Resíduos e metas de redução e reciclagem e a instalação de pontos de coleta de medicamentos vencidos em 30% das lojas. “A iniciativa foi muito bem recebida pelos nossos colaboradores e clientes, resultando no descarte adequado de cinco toneladas de medicamentos e pilhas. Em 2024, a meta é levar essa iniciativa a todos os nossos Centros de Distribuição”, destaca Patriciana.

A rede também alcançou importantes metas envolvendo os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, iniciativa pioneira lançada em 2014 e disponível em 1.062 lojas de todo o país no final do ano passado. Em 2023, a Companhia alcançou a meta de atender 8% de sua base de clientes nesses consultórios, que oferecem mais de 60 serviços de saúde. Outra iniciativa de destaque foi a versão itinerante do Clinic Farma, com serviços farmacêuticos gratuitos em comunidades carentes, com 11 cidades atendidas e mais de 2 mil atendimentos.

Outra frente de destaque foi o lançamento da plataforma física e digital com conteúdos de saúde. Além da plataforma Sempre Bem, espaço virtual que disponibiliza diversos conteúdos acessíveis com orientações e esclarecimentos voltados a temas como alimentação consciente e saúde mental, a Companhia lançou o projeto piloto Plataforma Física de Saúde, que atendeu 60 clientes Sempre Bem Ouro+. A iniciativa, que deve ser expandida em 2024, tem como objetivo transformar as lojas da rede em espaços de interação e bem-estar por meio de atividades como palestras, ações de autocuidado e testes rápidos do Clinic Farma.

Por fim, 100% dos fornecedores críticos de marcas próprias foram auditados segundo critérios de qualidade e ESG, incluindo a conformidade legal dos contratos e das condições de trabalho; adequação das instalações fabris às normas regulatórias; validação documental, incluindo alvarás, licenças e permissões; e a inspeção de equipamentos e ambientes de trabalho.

Com unidades em todo território nacional, a Companhia mostrou empenho na redução do consumo de recursos naturais e não renováveis por meio de iniciativas e metas com foco na eficiência energética das operações. Hoje, 1201 lojas são abastecidas por painéis fotovoltaicos, que geraram cerca de 80 milhões de KWh em 2023.

O relatório também traz avanços importantes em sua agenda de Diversidade e Inclusão, celebrando o aumento de mulheres em seu quadro, que atualmente respondem por 60% do quadro funcional e 64% dos cargos de liderança. Outro destaque foi a formação dos Grupos de Afinidades, que mantêm encontros bimestrais para discutir temas relacionados às frentes prioritárias de atuação: equidade de gênero; equidade racial; igualdade de oportunidades LGBTQIAP+; inclusão de Pessoas com deficiência; e integração de diferentes gerações. “O cuidado com as pessoas constitui a base de nossa estratégia corporativa que busca, por meio de ações inovadoras, levar saúde integral para a sociedade, a começar por nossos colaboradores. Até 2025 queremos ser referência como marca empregadora no segmento de varejo”, conclui Patriciana.

A agenda ESG está disponível em Link.

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