sábado, maio 25, 2024

Populos, Instituto Eurofarma e Positivo Servers & Solutions se unem para capacitar jovens de baixa renda

Compartilhar

A Populos Tecnologia, empresa líder na América Latina em soluções de end-user computing, infraestrutura e cloud, em parceria com o Instituto Eurofarma – organização sem fins lucrativos, criada em 2006 pela Eurofarma -, lançou uma nova edição do Populos University.

O programa visa formar e capacitar gratuitamente estudantes de baixa renda com treinamento especializado em Tecnologia da Informação (TI). Com duração de seis meses, o curso terá a participação de 18 jovens de São Paulo, com idade entre 17 e 21 anos e renda familiar de até dois salários-mínimos.

Os alunos terão aulas presenciais duas vezes por semana, na sede do instituto, e acesso à plataforma Populos University, com conteúdo focado na infraestrutura atual de TI, com trilhas de conhecimento em soluções de virtualização e cloud, além de abranger estudos sobre os parceiros da Populos, como Citrix, Freshworks, Microsoft e Nutanix. Eles também receberão computadores, disponibilizados pela Positivo Servers & Solutions.

“Agradecemos a parceria com o Instituto Eurofarma, que abriu as portas para essa nova edição do Populos University, um projeto que é transformador e agregador. Acreditamos que é uma oportunidade única para esses jovens desenvolverem habilidades técnicas e pessoais, dando um start significativo em suas carreiras”, destaca o CEO da Populos, Paulo Asano.

“Estamos contentes em anunciar nossa parceria com a Populos Tecnologia para lançar o Populos University”, afirma Janaína Procópio, Diretora do Instituto Eurofarma. “Essa colaboração reforça nosso compromisso em formar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. Acreditamos que essa iniciativa não apenas proporcionará habilidades técnicas essenciais, mas também contribuirá para o crescimento pessoal e profissional dos participantes. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que esse programa terá em suas vidas e nas oportunidades futuras que serão criadas.”

Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions, avalia que a capacitação de novos profissionais pelo setor é essencial para um mercado que só tende a crescer. “A nossa participação neste projeto se alinha à importância que a nossa empresa dá à questão da preparação de jovens brasileiros para que eles sejam inseridos na vida profissional e exerçam suas profissões com um bom embasamento e qualificação”, afirma ele. “Toda a área de TI tem a ganhar com isso.”

Déficit profissionais qualificados

Segundo um estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até o ano de 2025, o mercado vai gerar cerca de 800 mil vagas na área de tecnologia.

Ainda de acordo com a associação, a busca pelos cursos na área de tecnologia é baixa. Há pelo menos 2,4 candidatos por vaga nos cursos de Tecnologia da Informação, e apenas 24,85% são aprovados. Além disso, conforme o levantamento, nas instituições privadas, 39% dos estudantes acabam desistindo dos cursos. “Analisando o cenário que estamos inseridos, a parceria com o Instituto Eurofarma ainda contribui para diminuir esse déficit significativo de profissionais qualificados para o mercado de Tecnologia”, pontua Paulo Asano.

“Na Eurofarma, reconhecemos que a tecnologia é o motor do futuro e estamos comprometidos em capacitar a próxima geração de talentos nesse campo. A parceria com a Populos no projeto Populos University é um passo significativo nessa direção. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento na área de tecnologia, estamos contribuindo para o crescimento e inovação do mercado como um todo, revela Daniel Ferreira, CIO da Eurofarma.”

Leia Mais

Outras Notícias