sábado, maio 25, 2024

Eneva promove capacitação digital para mulheres empreendedoras na Amazônia

Compartilhar

A Eneva firmou uma parceria com a SoulCode Academy para levar educação tecnológica e de qualidade às mulheres de Itapiranga, no interior do Amazonas, promovendo o letramento digital de empreendedoras locais, participantes do projeto de empoderamento feminino promovido pela Eneva, o Elas Empreendedoras.

Buscando transformar a vida de mulheres e possibilitar novas oportunidades e perspectivas de futuro, o Projeto Elas Empreendedoras visa capacitar mulheres em vulnerabilidade social, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento econômico e social. Dados do IBGE apontam que 48,9% das mulheres no município de Itapiranga encontravam-se em situação de vulnerabilidade.

O letramento digital é cada vez mais essencial para integração à sociedade contemporânea. De acordo com o Banco Mundial, o Brasil ocupa a última posição no ranking Mundial de Competências Digitais, e o cenário se torna ainda mais agravante ao notarmos que existe uma probabilidade quatro vezes maior de homens já possuírem essas competências, em detrimento das mulheres.

“O conhecimento de competências digitais irá ampliar o acesso das mulheres do Elas Empreendedoras à informação, educação, recursos de saúde, serviços governamentais e financeiros e oportunidades de emprego e geração de renda. Trabalhamos para aumentar as oportunidades econômicas e o poder de tomada de decisão das mulheres, impulsionando aspirações suas e das gerações futuras”, explica Flavia Heller, diretora executiva de Estratégia e ESG da Eneva.

Sobre a formação

Em Itapiranga, a parceria com a SoulCode inicialmente tem como foco capacitar 30 mulheres. O conteúdo do curso foi desenvolvido considerando a realidade local e foram projetadas soluções inclusivas que atendem às necessidades das mulheres do grupo. Todos os equipamentos necessários serão doados pela Eneva, que também disponibilizará o local, transporte e acesso à internet para a realização das aulas.

“Mulheres com acesso à internet, à educação e apoio na geração de renda mudam suas vidas e a realidade do seu entorno e das próximas gerações. É um grande legado que, juntos, deixamos para a comunidade na área de atuação da Eneva”, ressalta Carmela Borst, CEO e fundadora da SoulCode Academy.

Sobre o projeto Elas Empreendedoras

Desde 2020, a Eneva já investiu mais de R$ 1 milhão no projeto ‘Elas Empreendedoras’ com o objetivo de criar empregos, gerar renda e promover a inclusão financeira dde mulheres em vulnerabilidade social. O projeto atualmente conta com a participação de 210 mulheres, nos estados do Maranhão, Ceará, Roraima e Amazonas, regiões onde a Eneva atua.

A iniciativa abrange ainda temáticas paralelas, como planejamento familiar, violência doméstica e diversidade.

Leia Mais

Outras Notícias