quarta-feira, maio 22, 2024

Tecnologia sustentável colabora com hospitais inteligentes 

Compartilhar

A crescente lotação dos hospitais no Brasil cria um alerta que necessita garantir atendimento rápido e eficaz aos pacientes. Com isso, a manutenção preditiva com IoT surge como uma aliada neste momento, otimizando a gestão hospitalar e salvando vidas.

A tecnologia desempenha um papel importante nessa transformação, reduzindo o consumo de insumos e materiais e promovendo a sustentabilidade. Ao adotar sistemas integrados de IoT e IA, os hospitais podem melhorar a eficiência operacional e reduzir o desperdício de recursos, desde energia até suprimentos médicos.

Um exemplo dessa abordagem são os banheiros inteligentes que representam um avanço na gestão. Sistemas automatizados monitoram o fluxo de pessoas e as condições de higiene em tempo real, permitindo uma resposta rápida a qualquer necessidade de manutenção ou limpeza, garantindo um ambiente sempre pronto para uso.

Além de contribuir com projetos tecnológicos conversam com a tecnologia sustentável e refletem diretamente nos seguintes tópicos:

  • Economia financeira;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Visibilidade para empresa que se preocupa com o meio ambiente.

Essa atuação contribui para a preservação do meio ambiente, trazendo benefícios para os hospitais. A centralização dos serviços simplifica as operações e reduz os custos associados à manutenção e reposição.

Leandro Simões, CEO da EVOLV – startup especializada no aumento de eficiência de processos operacionais, destaca que “esse cenário é fundamental para o bem-estar dos pacientes e a produtividade da equipe médica, a tecnologia é fundamental”.

Portanto, ao considerar os desafios enfrentados pelos hospitais e a necessidade de garantir um atendimento de alta qualidade, a adoção de práticas de otimização baseadas em tecnologia inteligente é importante. Essa abordagem beneficia diretamente os pacientes e profissionais de saúde, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais sustentável e orientado para o futuro.

Leia Mais

Outras Notícias