sexta-feira, maio 17, 2024

ABVE amplia Conselho Diretor e reelege Ricardo Bastos por mais dois anos

Compartilhar

A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) renovou seu Conselho Diretor e, por unanimidade, reelegeu Ricardo Bastos à presidência da entidade para um novo mandato de dois anos nesta sexta-feira (12/4), em Assembleia Geral com ampla participação dos associados.

“Nesse novo mandato, meu principal objetivo é consolidar a eletromobilidade como um processo irreversível no Brasil e aprofundar o relacionamento da instituição com o governo e outras entidades do setor”, afirmou Ricardo Bastos. “Também pretendemos profissionalizar cada vez mais a ABVE e ampliar sua estrutura de funcionamento”, acrescentou.

Diversidade

A chapa única “Avançar a Eletromobilidade” reflete a diversidade de representação conquistada pela ABVE na defesa do transporte elétrico e da economia de baixo carbono no Brasil. A entidade, hoje, tem 124 associados. O novo Conselho Diretor – órgão diretivo máximo da ABVE – cresceu de 20 para 30 integrantes e inclui representantes de importantes empresas que se associaram recentemente, como iFood, Raízen, 99 App, Vehya, Vibra e Companhia Brasileira do Lítio. Passou a incluir também dirigentes de empresas como Amazon, General Motors, Ford e EDP, que não participavam da diretoria anterior.

A Assembleia aprovou, também, a indicação de cinco novos diretores de área no Conselho Diretor (diretor técnico, relações institucionais, comunicação, assuntos internacionais e administrativo-financeiro) e ampliou a representatividade dos coordenadores dos Grupos Temáticos em que se divide a ABVE.

Ricardo Bastos já exercia a presidência desde março de 2023, quando elegeu-se para completar o mandato de Adalberto Maluf, que tinha renunciado ao cargo no início do ano passado para assumir a Secretaria Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

A eleição da ABVE foi presencial e on-line. Todos os votos foram declarados e apurados em tempo real, com total transparência e interação entre os participantes. Uma parte dos associados votou na ampla e moderna sede da iFood em Osasco (SP), oferecida pela direção da empresa para a realização da Assembleia. Outros optaram por participar de forma remota, via aplicativo de videoconferência (Zoom).

Segurança

Ricardo Bastos apresentou as linhas principais de seu programa de trabalho para os próximos dois anos à frente da entidade. “Nesse novo mandato, eu e todos os membros do Conselho Diretor trabalharemos muito forte na questão da segurança de operação e recarga de veículos elétricos, contribuindo junto ao Poder Público com esclarecimentos e muitas informações técnicas”, afirmou.

“A questão da segurança está sendo debatida há bastante tempo no Congresso Nacional e vamos intensificar essas discussões, pensando principalmente na segurança das pessoas na hora de adquirir um veículo elétrico ou instalar um carregador em casa ou no condomínio”, destacou Ricardo. “Queremos que a decisão de compra ou de uso de um veículo elétrico seja transparente e que os usuários saibam que essa tecnologia é muito segura”, complementou.

Eleição da ABVE

Ele ressaltou, ainda, a necessidade de fortalecer o transporte elétrico no Brasil. “Nesse novo mandato, meu principal objetivo é consolidar a eletromobilidade como um processo irreversível no Brasil. Vamos também aprofundar o relacionamento da ABVE com o governo federal, os governos estaduais e municipais e outras entidades do setor. E também pretendemos profissionalizar cada vez mais a associação, aumentando sua estrutura de prestação de serviços e de atuação no debate público sobre eletromobilidade”.

Construir pontes

Outro objetivo, disse Ricardo Bastos, é buscar o diálogo e diversificar ainda mais o perfil das empresas associadas à entidade, ampliando sua representatividade no mercado de eletromobilidade. “Vamos construir pontes e estabelecer um diálogo amplo, profundo e respeitoso com todas as empresas e entidades empresariais e esferas governamentais envolvidas com a eletromobilidade, reafirmando o nosso compromisso com a população e mostrando que o veículo elétrico é um meio de transporte sustentável, seguro, econômico e limpo”.

As primeiras ações da nova gestão terão como foco as políticas públicas. “O programa Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação do Governo Federal) tem muito a contribuir para a mobilidade elétrica do Brasil”, disse. “Além disso, também temos questões e normas relacionadas à segurança, que estão sob consulta pública, e a ABVE apresentará sua posição sobre todas elas”.

Ricardo Bastos é economista com 25 anos de experiência no setor automotivo, incluindo passagens pela Ford e Toyota. Foi um dos responsáveis pela estratégia de eletrificação e introdução no País de veículos híbridos flex. Também atuou na área ambiental e de ESG, participando da criação e ocupando a presidência da Fundação Toyota do Brasil por sete anos. Atualmente, é diretor de Assuntos Institucionais da GWM.

Composição da diretoria

A Assembleia da ABVE aprovou também a indicação de cinco novos diretores de área para o Conselho Diretor (diretor técnico, relações institucionais, comunicação, assuntos internacionais e administrativo-financeiro) e ampliou a representatividade dos coordenadores dos grupos temáticos em que se divide a ABVE. O novo Conselho, eleito nesta sexta, está assim constituído:

Presidente:

Ricardo Bastos (GWM)

Diretores de Áreas:

Carlos Roma – Diretor Técnico (TB Green)

Daniel Godinho – Diretor de Relações Institucionais (WEG)

Davi Bertoncello – Diretor de Comunicação (Tupinambá)

Felipe Haddad – Diretor de Assuntos Internacionais (Ford)

Wagner Setti – Diretor Administrativo-Financeiro (WEG)

Diretores Coordenadores de Grupos Temáticos:

Ana Kira – GT de Infraestrutura (Raízen)

Clemente Gauer – GT de Segurança (Tupinambá)

Daniel Caramori – GT de Veículos Leves (GM)

Edson Leal – GT Tributário (EDP)

Flamínio Fichmann – GT de Mobilidade Urbana (Projeto 34)

Iêda de Oliveira – GT de Veículos Pesados (Eletra)

Rodrigo Vicentini  – GT de Componentes (KeySight)

Rui Almeida  – GT de Veículos Levíssimos (Riba Brasil)

Diretores Conselheiros:

Allan Grabarz – Mobilidade Urbana (Amazon)

André Borges – Levíssimos (iFood)

Ayrton Barros – Infraestrutura (NeoCharge)

Carlos Eduardo de Souza – Infraestrutura (Enel)

Daniela Garcia – Infraestrutura (Vehya)

Diogo Seixas – Componentes (EVPV)

Fernando Paes – Leves (99)

Gustavo Tanure – Infraestrutura  (EZVolt)

Marcelo Teixeira – Leves (Nissan)

Márcia Loureiro – Infraestrutura (Vibra)

Márcio Severine – Infraestrutura (Market Movee)

Pedro Schaan – Infraestrutura (Zletric)

Rafael Rebello – Infraestrutura (Raízen)

Thiago Sugahara – Leves (GWM)

Válter Knihs – Componentes (WEG)

Vinicius Alvarenga – Infraestrutura/Minerais Estratégicos (CBL).

Leia Mais

Outras Notícias