quarta-feira, maio 22, 2024

Joalheria Julio Okubo adere ao Frete Neutro para compensar a emissão de CO2 decorrente de suas entregas

Compartilhar

A Julio Okubo deu um importante passo em direção à sustentabilidade ao aderir ao programa “Frete Neutro” da ECCAPLAN, consultoria de sustentabilidade.  A iniciativa é dedicada à ação e educação contra as mudanças climáticas, em prol do meio ambiente, tema discutido anualmente na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Essa parceria reflete o compromisso da empresa com práticas comerciais mais ecológicas e conscientes.

Após integrar a Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa que engaja o setor empresarial com ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a marca assumiu a responsabilidade de evoluir com essa agenda. A adesão ao Frete Neutro marca um avanço para a marca brasileira de joias em direção a um compromisso mais amplo com práticas sustentáveis. Além disso, reforça a preocupação contínua da marca que já está engajada com outras iniciativas sustentáveis, como o Projeto Verde Mar e Voz dos Oceanos, em parceria com a Família Schurmann.

Por que aderir ao programa Frete Neutro?

Segundo levantamento mais recente produzido pelo CupomValido, o Brasil é o líder no ranking de crescimento das vendas virtuais e em 2022 registrou aumento de 22,2% no período frente ao ano anterior. Até 2025, a expectativa é crescer 20,73% ao ano. Com isso, o comércio eletrônico do país se posiciona à frente de mercados, como a da Argentina, Turquia, Rússia, Índia, África do Sul e, por último, o México com 16,8%.

Os dados revelam que as vendas on-line vêm aumentando significativamente aqui no país frente às estatísticas, por consequência, o aumento no número de entregas vai impactar a emissão de CO2 no setor de transportes. Isso se deve ao fato de o Brasil ter uma predominância do modal rodoviário como sistema circulatório, além das fontes energéticas não renováveis de muitos veículos, culminando em mais emissão de Gases de Efeito Estufa, gerando mais de 60 milhões de toneladas de CO2 por ano em território nacional.

Ao fazer parte do programa, por meio de um aplicativo desenvolvido pela Eccaplan (API – Application Programming Interface) que passa a ser aplicado nos portais de e-commerce, como o da Julio Okubo, é possível calcular a emissão total proveniente da entrega, neutralizar e receber – por e-mail – um relatório com o detalhamento da ação de compensação de carbono referente a cada frete.

Para Maurício Okubo, CEO da Julio Okubo é de extrema importância um projeto como esse para a empresa e que serve de exemplo para as demais. “Reconhecemos que, enquanto não somos parte da solução, fazemos parte do problema. Participar do projeto ‘Frete Neutro’ é uma extensão natural do nosso compromisso com a sustentabilidade. Acreditamos que as empresas têm a responsabilidade de liderar pelo exemplo, inspirando ações positivas e conscientes em suas comunidades e setores de atuação. Estamos muito orgulhosos com esse primeiro passo”, revela.

Com a iniciativa, a Julio Okubo reforça seu compromisso com a responsabilidade ambiental, reconhecendo os sérios impactos das emissões de CO2 no meio ambiente. Com a neutralização das emissões de carbono irá reduzir o impacto ambiental das entregas e engajar os clientes na causa ambiental.

“Nossa empresa se baseia em três pilares fundamentais: Pérolas (tradição e razão de ser), Pessoas (responsabilidade social) e Planeta (sustentabilidade). E neste ritmo, manteremos nosso empenho em nos tornarmos a joalheria mais sustentável do Brasil.”, finaliza Okubo.

Leia Mais

Outras Notícias