sábado, maio 25, 2024

Reciclus incentiva criação de ponto de entrega de lâmpadas para reciclagem em Minas Gerais

Compartilhar

A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – proporciona aos estabelecimentos comerciais que vendem lâmpadas em Minas Gerais a oportunidade de se tornarem pontos de entrega de lâmpadas fluorescentes para reciclagem. O objetivo é facilitar o acesso do consumidor final, ao mesmo tempo em que permite que os comerciantes contribuam para a preservação do meio ambiente. Desde o início de suas operações, a entidade gestora já coletou mais de 990 mil lâmpadas fluorescentes para destinação ambientalmente adequada no estado.

Não há custo algum para o coletor e solicitações de coleta. Ao tornarem-se pontos de entrega de lâmpadas fluorescentes para reciclagem, os estabelecimentos comerciais podem se destacar em sua comunidade e município por:

Conformidade com a legislação: A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em suas medidas, responsabiliza toda a cadeia de produção e consumo pelo ciclo de vida dos produtos, com a aplicação da logística reversa e do acordo setorial vigente.

Redução do impacto ambiental: As lâmpadas fluorescentes, sejam compactas ou tubulares, contêm substâncias nocivas, como o mercúrio, que podem contaminar o meio ambiente se forem descartadas de maneira inadequada. Ao fornecer um coletor da Reciclus para a população devolver suas lâmpadas usadas, os comércios ajudam a evitar a contaminação do solo, da água e de todos os seres vivos, inclusive os seres humanos.

Reconhecimento da comunidade: Empresas e instituições que adotam práticas ambientalmente responsáveis geralmente são reconhecidas e valorizadas pela comunidade. Aderir ao coletor da Reciclus pode melhorar a reputação de uma empresa e atrair clientes que valorizam a sustentabilidade.

Redução dos custos de descarte: Muitas vezes, os estabelecimentos são responsáveis pelo descarte adequado das lâmpadas que vendem. Ao se tornarem pontos de entrega para reciclagem, eles podem evitar os custos associados ao descarte desses resíduos e até mesmo gerar receita com a venda dos materiais reciclados.

Demonstração de responsabilidade social corporativa: Participar da reciclagem de lâmpadas fluorescentes é uma maneira tangível de demonstrar o compromisso de uma empresa com a responsabilidade social corporativa e a sustentabilidade ambiental. Isso pode melhorar a imagem da empresa aos olhos dos clientes, parceiros comerciais e da comunidade em geral.

Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da Reciclus, enfatiza que tornar-se um ponto de entrega da Reciclus vai além de cumprir obrigações ambientais. “É uma oportunidade para os estabelecimentos comerciais se destacarem como agentes de mudança positiva em suas comunidades, promovendo a sustentabilidade e fortalecendo sua reputação como empresas socialmente responsáveis”.

Leia Mais

Outras Notícias