quarta-feira, maio 22, 2024

Grupo Sabin investe em migração energética

Compartilhar

O Grupo Sabin superou em três vezes a meta, estabelecida em maio do ano passado, de ampliar em 15% o uso de energia de fontes renováveis em 2023. Atualmente, 45% do volume total de energia consumida pela empresa é proveniente de fontes renováveis, um avanço no compromisso com um futuro mais sustentável, do qual fazem parte as suas metas ESG. Como primeiro player de medicina diagnóstica na América Latina a aderir ao Pacto Global da ONU, o Sabin foi pioneiro no setor incentivando a adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Desde 2010, o certificado ISO 14001 atesta a melhoria contínua da gestão da empresa nos aspectos de impacto ambiental. A sede do Grupo Sabin, em Brasília, possui o selo LEED Green Building Program, certificado internacional para edificações sustentáveis, e, desde 2019, é abastecida pelo Mercado Livre de Energia. Além de Brasília, as operações na capital baiana e nos estados do Piauí, Goiás e Minas Gerais utilizam energia de fontes fotovoltaicas.

Outro fato que merece destaque é que, pelo terceiro ano consecutivo, o Sabin recebeu, em janeiro de 2024, o Certificado de Neutralização de Emissões de Gases do Efeito Estufa pela compensação de 1.701 toneladas de CO2 equivalente. A própria ampliação do uso de fontes renováveis de energia evitou a emissão de 480 toneladas de CO2 equivalentes.

A gestão dos recursos hídricos também é prioridade na pauta ambiental do Sabin. Em 2021, a empresa adquiriu uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para a operação em Brasília. Com isso, 100% da água utilizada no Núcleo Técnico Operacional (NTO) central, onde são processadas as amostras clínicas coletadas nas 115 unidades da capital federal e do Entorno, passou a ser reutilizada para a rega de jardins e nas descargas sanitárias. Somente no ano passado, 2,6 milhões de litros de água foram reutilizados a partir do tratamento de efluentes.

“Nossos investimentos visam reduzir os impactos ambientais de nossas atividades, por meio do uso racional e da gestão consciente dos recursos naturais e dos resíduos gerados. Em 2023, publicamos nossa agenda ESG com metas para todos os aspectos, com destaque para a migração energética. Isso permitiu que 53,8% das unidades do Sabin no Brasil já sejam abastecidas com energia solar”, explica a presidente executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla. 

Para 2024, o Grupo Sabin planeja investir na migração energética em outras 13 praças onde atua, a exemplo de Ribeirão Preto (SP), Cuiabá (MT) e Manaus (AM), ampliando em mais 10% o uso de energia renovável da empresa. “Em seus 40 anos, a empresa mantém o olhar voltado para a governança ambiental, social e corporativa como parte de seu propósito, de inspirar pessoas a cuidar de pessoas, o que abrange as relações da empresa com a comunidade, os negócios, o meio ambiente e a saúde, a partir da inspiração e do cuidado”, completa a executiva.

Grupo Sabin | Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Presente em 14 estados e no Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente, atendendo a mais de 6,1 milhões de clientes em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.    

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde, e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.   

Leia Mais

Outras Notícias