sexta-feira, maio 17, 2024

Idec coordena time de economia digital do C20 no Brasil

Compartilhar

O Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) foi escolhido para coordenar o grupo que debate assuntos relacionados à economia digital no C20 (grupo da sociedade civil do G20). A co-facilitação é compartilhada com o Laboratório de Políticas Públicas e Internet (Lapin) e Amrita University.  

O Instituto estará à frente das discussões sobre o tema durante todo o ano de 2024, em que o Brasil é a sede do G20 (grupo dos 19 países mais ricos, além da União Africana e União Europeia).   As reuniões e debates já estão ocorrendo no Brasil. O último foi realizado no Recife no dia 26 de março e o Idec foi representado pelo seu co-coordenador de Direitos Digitais e Telecomunicações, Luã Cruz. No evento, ele trouxe aspectos importantes a serem debatidos no âmbito da economia digital. “A digitalização tem impactado de uma forma muito negativa outras áreas, como acesso à justiça, meio ambiente, saúde e educação. Por isso, é um debate muito importante para a gente ter aqui no G20”, disse no encontro.  

C20 (Civil Society 20) é o grupo de Organizações da Sociedade Civil e movimentos sociais que busca garantir um diálogo junto aos principais líderes mundiais a respeito de 10 temas principais. Entre eles está o debate sobre meio ambiente, educação, cultura, direitos das mulheres e, o que o Idec faz parte, o de Digitalização e Tecnologia.  
Para o Idec, além de toda questão do controle social e da prestação de contas, o C20 é uma oportunidade de levar às autoridades dos países mais ricos do mundo os direitos de pessoas consumidoras. “Nossa participação e liderança no C20 tem a ver com o nosso objetivo de não apenas mostrar quais são os problemas e violações vividos pelos consumidores como também trazer soluções e pressionar os governos para que se comprometerem que elas sejam realizadas”, explica a co-coordenadora do Programa de Direitos Digitais e Telecomunicações do Idec, Camila Leite Contri.  

Os eventos do C20 vão ocorrer durante todo o ano de 2024. Para acessar a programação e demais informações, é só acessar a página e as redes sociais do grupo.

Leia Mais

Outras Notícias