domingo, setembro 15, 2024

Saint Paul Escola de Negócios e Fin4She unem forças para promover liderança feminina no mercado corporativo

Compartilhar

Estudo da Talenses Group e do Insper, Panorama Mulheres 2023, revela que este ano, as mulheres representam 21% dos membros dos conselhos administrativos e 17% das CEO das empresas brasileiras. Essa desigualdade reflete barreiras sistêmicas persistentes. É urgente enfrentar esse problema para promover equidade de gênero e maximizar a diversidade, garantindo ambientes de trabalho mais inclusivos e inovadores.

De acordo com o estudo ‘Women in Business’ da consultoria Grant Thornton, os avanços na presença feminina em cargos de liderança permanecem lentos. Em 2004, menos de 20% dos cargos de gestão superior eram ocupados por mulheres; e apenas 33,5% dos cargos de liderança sênior em empresas de médio porte são ocupados por mulheres, refletindo um aumento mínimo de 1,1% em comparação com o ano anterior.

Apesar do progresso, a ascensão das mulheres em postos de comando é gradual, sugerindo que mudanças culturais significativas estão em curso. Esse avanço, embora voluntário e sem amarras legais, destaca a necessidade contínua de promover equidade de gênero e diversidade nos negócios.

Diante desse cenário, a Saint Paul Escola de Negócios e a Fin4She, plataforma que conecta mulheres e empresas, firmaram parceria para impulsionar a presença feminina em cargos de liderança. Resultado disso é o Leadership Empowerment Program for Women – LEP-W, programa de liderança feminina destinado para profissionais que atuam em cargos de coordenadoras, gerentes, superintendentes ou Heads.

José Cláudio Securato, CEO da Saint Paul Escola de Negócios, enfatiza que essa iniciativa reflete a estratégia da instituição em promover a equidade de gênero, além de estimular o protagonismo feminino no ambiente corporativo.

 “Queremos impulsionar mais mulheres a ocuparem posições de destaque nas empresas, reconhecendo seu potencial de liderança e contribuição para os negócios”, explica Securato. O executivo ressalta o compromisso de longa data da instituição nesse sentido. “Desde 2015, quando criamos o Advanced Boardroom Program for Women – ABP-W, investimos em capacitar mulheres em competências técnicas e comportamentais necessárias para serem conselheiras. Já formamos mais de 500 mulheres só nesse curso e impactamos positivamente o legado da alta liderança na nova economia”.

Carolina Cavenaghi fundadora da Fin4She e diretora do curso de LEP-W na Saint Paul, destaca a importância de oferecer suporte e formação para mulheres em cargos de primeira e média gerência, no qual muitas encontram obstáculos para conciliar vida pessoal, maternidade e carreira. “Muitas mulheres enfrentam desafios que vão além do ambiente profissional ao chegarem nesse estágio de suas carreiras. Nosso objetivo é fortalecê-las tanto técnica quanto psicologicamente, oferecendo as ferramentas necessárias para que se sintam seguras e confiantes em seu caminho rumo à liderança”, finaliza.

Leia Mais

Outras Notícias