quinta-feira, abril 18, 2024

Serpro implementa o conceito de Acessibilidade By Design nas suas soluções

Compartilhar

A inclusão digital é um compromisso do Serpro presente em sua agenda ESG. No item Social do documento há, entre outras missões, a busca pela acessibilidade digital, o que permite a inclusão das pessoas com deficiência no uso das soluções digitais da empresa. Diante disso, construir soluções concebidas com acessibilidade digital é um dos grandes desafios da estatal ano de 2024.

“Esse novo posicionamento está sendo possível através dos conceitos e orientações propostos pela Acessibilidade By Design. Um score que mede o quanto acessível está a solução será o norteador principal da evolução da acessibilidade desses produtos. Um dos parâmetros que indica a qualidade de uma solução digital é a existência da acessibilidade em seu escopo e sua existência não onera o tempo final da sua construção”, ressalta o analista de Desenvolvimento da estatal, Antulio de Oliveira.

O tema Acessibilidade foi incluso como meta do planejamento estratégico do Serpro para 2024. “Acreditamos que a acessibilidade não se trata apenas de uma obrigação legal ou de uma prática recomendável, mas sim de um compromisso ético e social. Considerá-la desde as fases iniciais do projeto é fundamental para garantir que nossos produtos e serviços sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características”, destaca o gerente de Soluções do Serpro, Marcos Alves Martins.

Em 2023, a empresa treinou mais de 600 empregados em acessibilidade digital, demonstrando o seu compromisso com essa causa. Para esse ano, foi estabelecida a meta de que 50% dos novos sistemas compostos por interface web sejam desenvolvidos com acessibilidade desde as etapas iniciais. Isso significa que esses sistemas deverão ter um Score de Acessibilidade igual ou superior a 95.

“Com o design acessível, nossos serviços irão oferecer interfaces digitais que podem facilmente ser utilizadas por todos. O Serpro vai garantir que todos os usuários tenham acesso igualitário à informação e possam utilizar os serviços de forma intuitiva e interagir com seu conteúdo de maneira eficaz”, completa Ariadne Fonseca, diretora de Desenvolvimento do Serpro.

Acessibilidade By Design

Acessibilidade By Design é uma abordagem que integra a acessibilidade em todas as etapas do desenvolvimento de um projeto, desde a concepção até a implantação. Isso significa que a acessibilidade é considerada desde o início do processo, e não como um complemento posterior.

Score de Acessibilidade

O Score de Acessibilidade é um indicador que estima o nível de conformidade de um sistema com interface web em relação às diretrizes da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). Ele é gerado automaticamente por uma ferramenta que coleta dados durante a interação do usuário com o sistema. Os resultados da análise automatizada são armazenados em um banco de dados e podem ser acompanhados por meio de um painel gerencial.

Leia Mais

Outras Notícias