sábado, maio 25, 2024

Câmara Britânica de Comércio tem troca na Presidência e descarbonização como prioridade

Compartilhar

A Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), que há 108 anos promove as relações comerciais entre Brasil e Reino Unido, está com novo presidente: trata-se de Fabio Caldas, executivo que acumula experiência nos dois países depois de atuar em Londres pela Shell e de ser diretor de Relações Exteriores para América Latina da multinacional petrolífera britânica, além de participar ativamente há décadas da diretoria da Britcham.

Fabio Caldas será o sucessor de Ana Paula Vitelli, primeira mulher a comandar a instituição, que em sua gestão de quatro anos (dois mandatos) deu impulso ao crescimento e à renovação da Câmara, e ajudou a estreitar relações com os governos brasileiro e britânico.

O novo presidente da Britcham considera que assume o cargo em um momento importante das relações entre os dois países. Além de ressaltar a importância do comércio bilateral, que somou 10,4 bilhões de libras no período de 12 meses até o final do 3º trimestre de 2023, Fabio Caldas avalia que o intercâmbio entre as duas partes passa por um momento especial também no que diz respeito ao debate sobre tributos e à discussão global sobre sustentabilidade.

“Pretendo aprofundar a proximidade com o governo britânico, assim como associados que temos hoje e os novos que virão, especialmente nos temas de tributação e sustentabilidade, que envolve descarbonização e transição energética”, afirma.

A Britcham participa ativamente do debate sobre a descarbonização industrial e promove discussões deste e outro temas de interesse da sociedade, que reúnem empresários, investidores e representantes dos poderes públicos. Foram 88 eventos, presenciais e virtuais, em 2023.

Para realizar com êxito esse amplo trabalho, a Britcham conta com 13 comitês que contemplam os seguintes setores: Agronegócio; Capital Humano e Educação; Comércio e Investimentos Internacionais; Defesa e Segurança; Economia e Finanças; Energia; Infraestrutura; Legal, Tributário & Regulatório; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Mineração; Saúde; Riscos & Seguros; Tecnologia.

Leia Mais

Outras Notícias