quarta-feira, maio 22, 2024

Unesco e ESG Pro Brasil se unem para capacitar mais de 100 mil empresas em 2024

Compartilhar

A ESG Pro Brasil, iniciativa pioneira na capacitação de PMEs e startups com práticas ESG (ambiental, social e governança) uniu forças com a Unesco-Sost Transcriativa, principal aceleradora de pessoas, negócios e territórios criativos do Brasil. Juntas, as organizações vão acelerar a geração de valor, renda e a diferenciação de negócios de empresas e empreendedores, visando a transformação educacional sustentável. A expectativa é capacitar mais de 100 mil PMEs.

Na prática, a parceria tem como foco o aprimoramento da ‘Trilha de Transformação ESG’, uma plataforma digital educativa e de capacitação criada pela ESG Pro Brasil – e que é acessada por companhias que possuem o Selo ESG Pro Brasil.

A Unesco-Sost Transcriativa chega com expertise e conhecimento de mercado para apoiar no conteúdo da plataforma projetada para guiar empreendedores em uma jornada completa de adoção e aperfeiçoamento de práticas sustentáveis, sociais e de governança, com passos práticos ajustados às suas realidades e necessidades específicas.

A dobradinha entre a ESG Pro Brasil e a Unesco-Sost Transcriativa ainda pretende proporcionar certificações, cursos, eventos e ferramentas para que empreendedores estejam capacitados em ESG e consigam aplicar, na prática, os métodos adquiridos, estimulando esse chamado Borogodó, que é a valorização da inovação e talento do povo brasileiro.

Além disso, Mateus Ferrareto e Bia Martins, co-fundadores da ESG Pro Brasil farão parte do conselho consultivo da Unesco-Sost Transcriativa que, como base de criatividade e sustentabilidade da instituição, traz bastante relevância para a startup que visa democratizar o acesso às boas práticas sociais, sustentáveis e de governança para o mercado brasileiro.

“Esta parceria com a Unesco-Sost Transcriativa representa um marco significativo na nossa missão de impulsionar a sustentabilidade e a responsabilidade social entre as PMEs e startups brasileiras. Através da ‘Trilha de Transformação ESG’, estamos não apenas capacitando empresas, mas também instigando uma mudança cultural profunda que valoriza a inovação, a ética e o impacto social positivo. Estamos entusiasmados em ver como essa colaboração irá acelerar a adoção de práticas ESG, transformando o cenário empresarial brasileiro”, comenta Mateus Ferrareto, CEO da ESG Pro Brasil.

Para Bia Martins, cofundadora da ESG Pro Brasil, unir forças com a Unesco-Sost Transcriativa é um passo monumental na jornada da empresa de democratizar o acesso a práticas sustentáveis, sociais e de governança para todo o mercado brasileiro. “Estamos comprometidos em capacitar empreendedores com as ferramentas necessárias para que possam prosperar em seus negócios, mas também para contribuir significativamente para uma sociedade mais digna e justa e um meio ambiente mais saudável”, diz.

“O compromisso da Transcriativa é transformar e potencializar o profissional e empreendedor brasileiro valorizando a sua criatividade mais brasileira, o que chamamos de Borogodó. Um mundo mais justo, em todas as suas esferas, começa com pessoas que sabem quem são, sabem no que são boas, sabem pra onde ir e têm apoio para seguir seus caminhos. É por isso que somos o escritório conjunto da Unesco-Sost no Brasil. Estamos comprometidos em colocar o máximo de pessoas possível no primeiro degrau do que é e como se faz ESG de verdade”, Joana Wosgrau Câmara, integrante do board da UNESCO-SOST Transcriativa e Head de Comunicação da Transcriativa.

Compromisso Além do Selo

Empresas que possuem o Selo ESG Pro Brasil também contribuem diretamente para um impacto social e ambiental mais amplo. Parte dos recursos obtidos com as assinaturas do selo é destinada a ONGs parceiras, ampliando a abrangência do impacto positivo iniciado pelas empresas. Até agora, a ESG Pro Brasil tem parcerias estabelecidas com 16 organizações, como o Projeto Tamar e o Instituto Eu Sou O Bicho, impactando diretamente cerca de 1 milhão de pessoas e contribuindo para 600 mil ações ambientais em mais de 6 mil escolas.

Conselho de Especialistas

O avanço e a direção da ESG Pro Brasil são reforçados pela experiência e visão de um conselho consultivo de renome, incluindo líderes e especialistas como Luciana Lancerotti, ex-CMO da Microsoft, e Daniela Garcia, CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, entre outros. Esse grupo diversificado de profissionais contribui com sua expertise única para assegurar que a plataforma ESG Pro Brasil permaneça na vanguarda da inovação e eficácia em sustentabilidade corporativa.

Leia Mais

Outras Notícias