sábado, maio 25, 2024

Abundance Brasil usa a tecnologia para acelerar o reflorestamento e a descarbonização

Compartilhar

A Abundance Brasil, climate-tech focada em impulsionar a restauração ambiental dos biomas nacionais, acaba de finalizar mais um plantio de 100 mil árvores na Floresta Aurora Verde, em Cana Verde, Minas Gerais. A ação faz parte do compromisso da empresa em contribuir para a restauração do meio ambiente e sequestro de carbono da atmosfera, e conta com o apoio do time de colaboradores e parceiros da comunidade.

Com a novidade, a floresta que está sendo formada para ajudar a recuperar o bioma da Mata Atlântica, terá 300 mil árvores plantadas. Até 2030, o objetivo é chegar à marca de 1 bilhão de árvores plantadas nessa e em outras regiões brasileiras.

A Floresta Aurora Verde é uma fazenda que foi transformada em floresta para restaurar parte de um dos biomas mais devastados do país, a  Mata Atlântica, que já foi devastada em milhões de hectares ao longo dos anos. Esse é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, abrigando uma grande variedade de espécies vegetais e animais. No entanto, somente entre os meses de outubro de 2021 e de 2022, 20.075 hectares da Mata Atlântica foram destruídos, de acordo com a nova edição do Atlas da Mata Atlântica. Isso corresponde a mais de 20 mil campos de futebol desmatados a cada três dias. Entre os principais estados com o ecossistema mais devastado estão Minas Gerais, Bahia, Paraná e Santa Catarina.

“A Mata Atlântica é um patrimônio natural do Brasil, mas infelizmente é um dos biomas mais ameaçados do país. Com esse novo plantio na Floresta Aurora Verde, estamos reafirmando nosso compromisso em contribuir para a recuperação desse importante ecossistema, trazendo mais vida e equilíbrio para a região”, destaca Pedro Miranda, CEO e fundador da Abundance Brasil.

Além do processo de descarbonização da atmosfera, a biodiversidade é recuperada e outros serviços ecossistêmicos são gerados a partir da iniciativa. “Nosso objetivo, além de auxiliar no meio ambiente, é transformar a vida das comunidades locais. Com a Abundance, trazemos florestamento ambiental e empregos verdes para as pessoas. Essa é a economia que queremos estimular.”, comenta Miranda.

Além disso, a startup também busca promover a conscientização sobre a importância da restauração ambiental e incentivar a participação da sociedade nesse processo. Por meio de sua plataforma, a empresa permite que pessoas físicas e jurídicas se tornem “restauradores ambientais”, adquirindo árvores plantadas em projetos de recuperação de áreas degradadas.

Por sua vez, os produtores florestais têm a chance de usar suas terras de forma lucrativa e sustentável. Com o “Crie sua floresta”, conectamos pessoas interessadas em plantar árvores em suas propriedades com aqueles que estão dispostos a investir na natureza.

“Vamos democratizar a restauração ambiental, tornando-a acessível e inclusiva. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença na construção de um futuro mais abundante, onde a natureza e a sociedade possam coexistir em harmonia”, ressalta Miranda.

Leia Mais

Outras Notícias